O que é esgotamento dos recursos naturais

O indicador aponta que seriam necessários quase dois planetas para sustentar o consumo dos recursos naturais de toda a população

O que é esgotamento dos recursos naturais
Imagem: Adobe Stock | Licenciado

Por Ana Clara Godoi

Hoje (28/07) é o Dia da Sobrecarga da Terra, data em que os recursos naturais produzidos para o ano inteiro se esgotam. Segundo o indicador, feito pelas ONGs Global Footprint Network e WWF, seriam necessários 1,75 planetas Terra para sustentar o consumo de toda a população global.

A WWF (World Wide Fund for Nature) é uma organização internacional que atua na área de conservação e recuperação ambiental. Já a Global Footprint Network, outra organização sem fins lucrativos, realiza pesquisas sobre os recursos naturais e maneiras sustentáveis de combater a mudança climática. Juntas, elas divulgam anualmente a data em que os recursos do planeta chegaram ao limite.

O cálculo é feito a partir da Pegada Ecológica, um método de contabilidade ambiental que avalia a demanda do ecossistema, de acordo com a capacidade que o planeta tem de se regenerar. A estimativa, então, é dividida pelos 365 dias do ano. A partir do Dia da Sobrecarga da Terra, o planeta entra no cheque-especial e o saldo de recursos naturais que seria destinado às próximas gerações passa a ser utilizado.

No ano de 2021, a Pegada Ecológica cresceu em 6,6% em relação ao ano anterior. Um dos principais fatores que causa a antecipação da data é a pegada de carbono, ou seja, o nível de emissão de gases de efeito estufa decorrentes da atividade humana. Os gases de efeito estufa, por sua vez, são resultado do desmatamento, da queima de combustíveis, atividades agrícolas e agropecuárias, e poluição.

A data chega cada vez mais cedo

Os recursos naturais têm se esgotado em menos de um ano desde 1973. A data, que era registrada em dezembro nos anos anteriores, ocorreu em novembro a partir da década de 1980. Ela foi para outubro em 1990, para setembro nos anos 2000 e agosto em 2010.

Em 2019, a data foi registrada em 29 de julho. Em 2020, o marco ocorreu em 22 de agosto, devido a pandemia – com as pessoas em casa, cumprindo isolamento social, as taxas de emissão de carbono tiveram uma queda considerável. No entanto, em 2021, a data voltou a acontecer em julho, no dia 29.

Para frear o esgotamento, é necessário promover métodos de consumo sustentável em todo o planeta. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a Agenda 2030 têm incentivado a sociedade, empresas e organizações sociais a implementar práticas sustentáveis, mas dados mostram que as metas da iniciativa não estão sendo atingidas.

Segundo a última edição do Relatório Luz, divulgada em junho deste ano, cinco das treze metas do ODS 15 da Agenda 2030, relacionadas à promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres e ao impedimento da perda da biodiversidade, estão em retrocesso. Quando se trata do ODS 13, relacionado às medidas que devem ser tomadas para combater a mudança climática e seus impactos, todas as metas estão em retrocesso.

Isso significa que a partir desta data tudo o que utilizamos para sobreviver em um ano – como água, solo fértil, petróleo e alimentos que o planeta pode nos oferecer –, já acabou. Além disso, emitimos mais dióxido de carbono do que as florestas são capazes de absorver, ou seja, estamos em dívida com nosso planeta.

Esta estimativa foi realizada pela Global Footprint Network, uma organização internacional pioneira em calcular a pegada ecológica – aquela que contabiliza o quanto de recurso natural é usado para suprir as necessidades de cada indivíduo.

O que é esgotamento dos recursos naturais

O planeta entrou em déficit de recursos naturais em 1970. E, de lá para cá, o esgotamento dos recursos do planeta vêm ocorrendo cada vez mais cedo.  Nos últimos dez anos acontecia em 18 de agosto, no ano passado se antecipou para o dia 1º de agosto e agora batemos um recorde: 29 de julho. É primeira vez que a escassez de recursos é registrada tão cedo.

A emissão de CO2 é uma das maiores responsáveis por isso, representando 60% da pegada ecológica da humanidade.

Quer saber como é a sua pegada ecológica? Acesse esta calculadora e descubra!

O que é esgotamento dos recursos naturais
Foto: jcnet

A exploração dos recursos naturais do planeta é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Os estoques destes materiais, no entanto, apesar de parecerem abundantes e infinitos, são escassos e, se usados de forma excessiva e desmedida, irão se esgotar. Pesquisadores alertam que o esgotamento destas fontes pode levar a uma extinção em massa, na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir.

A utilização abusiva destes recursos – que inclui petróleo, carvão, gás natural, minérios, água e alimentos – já tem consequências visíveis. Foi o que mostrou a estimativa da Global Footprint Network, que a cada ano calcula a cota de recursos naturais que a Terra é capaz de repor para manter o equilíbrio ambiental do planeta. Neste ano, o chamado “Dia da Sobrecarga”, data na qual esta cota se esgotaria, foi em 20 de agosto, antecipado em dois dias com relação a 2012.

A conta realizada pela ONG funciona da seguinte forma: primeiro estima-se a quantidade de terra, água e ar necessária para produzir os bens indispensáveis à vida durante um ano. Depois, transforma-se este número em hectares e divide-se o resultado pelo número de habitantes do planeta. Os cálculos mostraram que cada habitante usa 2,7 hectares do planeta por ano, e que o número ideal para que o consumo não comprometa o meio ambiente é de, no máximo 2,1 hectares.

Se a exploração dos recursos e o consumo global continuar neste ritmo, em 2030 serão necessários recursos equivalentes a dois planetas Terra para manter este padrão. O “Dia da Sobrecarga” é calculado há 10 anos. Segundo o diretor da entidade responsável pela estimativa, Juan Carlos Morales, a cada ano essa data é antecipada em dois ou três dias.

Para evitar que tais previsões se concretizem, o grande desafio é conciliar o desenvolvimento com a conservação dos recursos naturais. Para isso, além de soluções tecnológicas e políticas, é necessário que haja uma mudança de comportamento dos indivíduos, através do consumo consciente e atitudes ecologicamente sustentáveis.

O que é esgotamento dos recursos naturais
Foto: uni-vos

#natureza

Os recursos naturais são aqueles que o planeta oferece sem necessidade de intervenção humana. Eles são essenciais para nossa sobrevivência, mas, se forem consumidos em um ritmo mais rápido do que a sua regeneração natural, como acontece atualmente, eles podem acabar. Abaixo, analisamos as consequências e possíveis soluções para esse problema.

O que é esgotamento dos recursos naturais

Os seres humanos estão esgotando os recursos naturais do planeta.

Você gostaria que alguém lhe falasse sobre isso? Ouça este artigo. Para aqueles que querem mudar o mundo.

Existem dois tipos de recursos naturais: renováveis e não renováveis. Os primeiros são inesgotáveis — como a radiação solar — ou sua renovação é relativamente rápida — como é o caso da biomassa. Os não renováveis são os recursos que existem na natureza de forma limitada, uma vez que sua regeneração demora muitos anos, tais como os minerais e os combustíveis fósseis — petróleo, gás natural e carvão —.

Os seres humanos estão esgotando esses recursos naturais do planeta, e os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030, caso medidas imediatas não sejam tomadas. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alerta que a atual superexploração dos recursos naturais está criando um enorme déficit. Anualmente, são consumidos 20% a mais de recursos em relação à quantidade regenerada, e esse percentual não para de crescer.

Portanto, se continuarmos nesse ritmo, precisaríamos de 2,5 planetas para nos abastecer em 2050, de acordo com o próprio WWF. Por sua vez, essa organização mostra que a população mundial de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuiu 58% entre 1970 e 2012, devido às atividades humanas. A previsão é que essa porcentagem chegará a 67 % no ano de 2020.

O consumo descontrolado dos recursos naturais gera efeitos expressivos:

 Ambientais

Lo desaparecimento dos habitats essenciais para a fauna e flora, ou seja, a extinção de espécies. Existem cerca de 30 milhões de espécies animais e vegetais diferentes no mundo e, delas, mais de 31.000 espécies estavam ameaçadas de extinção atualmente, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

 Econômicos

33% do solo do planeta está degradado em níveis de moderado a alto, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Se a erosão de solo fértil continuar nesse ritmo, os preços dos produtos agrícolas vão inevitavelmente disparar.

 Para a saúde

Se não cuidarmos das florestas, haverá menos sumidouros de carbono e, portanto, mais poluição do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar com altos níveis de poluição e sete milhões de pessoas morrem anualmente por conta da contaminação do ar.

SOLUÇÕES PARA COMBATER A SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

O futuro, como afirma a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, representa um desafio duplo aos seres humanos: conservar as múltiplas formas e funções da natureza e criar um lar equitativo para as pessoas em um planeta finito. Se quisermos reverter essa situação, entre outras coisas, será necessário:

Preservar o capital natural

  • Restaurar os ecossistemas deteriorados e seus serviços.
  • Conter a perda dos habitats prioritários.
  • Expandir de forma significativa a rede global de áreas protegidas.

Melhorar os sistemas de produção

  • Reduzir consideravelmente os objetos, materiais e recursos utilizados no desenvolvimento da vida humana e o volume de resíduos nos sistemas de produção.
  • Gerenciar os recursos de modo sustentável.
  • Potencializar a produção de energia renovável.

O que é esgotamento dos recursos naturais

a superexploração dos recursos naturais

Desenvolver legislação que regule a exploração dos recursos naturais,

assim como estabelecer o estudo
de impacto ambiental
como

requisito indispensável

de qualquer projeto

O que é esgotamento dos recursos naturais

Apoiar as iniciativas de desenvolvimento
sustentável
e proteção do meio
ambiente

O que é esgotamento dos recursos naturais

Apostar nas
energias renováveis
e não contaminantes

Fomentar o saneamento
ambiental
para manter
a saúde dos ecossistemas

Impulsionar o uso
dos transportes públicos
e das bicicletas

O que é esgotamento dos recursos naturais

Fomentar a cultura da
reciclagem:
reduzir,
reutilizar e reciclar

Promover a educação
ambiental
nas escolas

O que é esgotamento dos recursos naturais

Promover a
agricultura e o
turismo ecológico

Fazer uso racional da água e da eletricidade

Reduzir a compra de produtos desnecessários

Evitar o consumo de produtos não biodegradáveis

Optar por produtos locais ou ecológicos