No caso da mão de obra livre quem trabalha

O termo mão de obra tradicionalmente designa o emprego manual direto na produção industrial. Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância).[1]

No caso da mão de obra livre quem trabalha

Reunião de uma equipe de trabalho de uma indústria no Brasil.

O custo da mão de obra designa a parcela correspondente ao trabalho dentro do custo total de um objeto fabricado ou de um serviço prestado.

Segundo Manel dos Santos Costa Rocha, "quando o tempo de trabalho do operário pode ser identificado com o produto, lote de produtos, processo fabril ou centro de custos, o salário correspondente é considerado como mão de obra direta." Ou seja: mão de obra direta é o salário do operário cuja ocupação está diretamente relacionada ao produto que está sendo fabricado. Os demais operários (. . .) embora imprescindíveis à tarefa de produzir, não se encontram diretamente identificados com um determinado produto ou centro de custos. Nesse caso, serão considerados como mão de obra indireta".[2]

Por metonímia, a palavra pode designar também o conjunto dos trabalhadores de uma fábrica, de uma empresa ou, no sentido de população ativa, os trabalhadores de uma determinada área geográfica.

  • Artes mecânicas
  • Contabilidade de custos
  • Força de trabalho
  • Mercado de trabalho

  1. SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia. São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 255.
  2. LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: um enfoque administrativo, 9ª ed., Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987, p.101, apud "Custo de mão de obra e encargos sociais", por Wellington Rocha.

  •   Portal de economia e negócios
  •   Portal da sociedade

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mão_de_obra&oldid=56923578"

No caso da mão de obra livre quem trabalha

O engenho era o local onde a cana-de-açúcar era transformada em melaço, para ser exportada. Neste local a mão de obra livre era representada pelos supervisores dos escravos, os feitores e capatazes, assim como aqueles que transportavam o melaço, e representava uma parte da casta média da sociedade colonial.

Qual era a mão de obra?

Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, ...

Qual a mão de obra que veio para o Brasil para substituir a mão de obra escava?

A substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana ocorreu, progressivamente, a partir de 1570. As principais formas de resistência indígena à escravidão foram as guerras, as fugas e a recusa ao trabalho, além da morte de uma parcela significativa deles.

O que é mão de obra na contabilidade?

Custo de mão de obra é todo o valor destinado ao pagamento da força de trabalho de uma empresa. Nessa conta estão incluídos os gastos com benefícios e encargos sociais e trabalhistas, bem como a própria remuneração paga aos colaboradores. ... O cálculo desse custo envolve outras questões, que não abordaremos aqui.

O que é mão de obra construção civil?

Os custos diretos e indiretos de uma construção, além da quantidade de cada serviço. Os gastos diretos são compostos por mão de obra, equipamentos, verbas, materiais, leis sociais etc. Já os indiretos abrangem impostos, aluguel do escritório, internet, telefone, pessoal, questões administrativas etc.

Qual era a mão de obra utilizada no cultivo?

Resposta: Era utilizada a mão de obra escrava indígena, visto os conhecimentos que possuíam sobre as diversas especiarias.

O que foi feito para substituir a mão de obra escrava?

Para a sociedade brasileira foi uma verdadeira subversão da ordem o evento de transição da mão-de-obra escrava para a livre. ... Os antigos escravos tenderam a afastar-se das grandes plantações sendo substituídos muitas vezes por imigrantes presos por contratos temporários de trabalho”.

Como é utilizada a mão de obra?

  • Mão de obra também pode ser usado de forma coloquial, para se referir a uma tarefa que exige muito esforço ou empenho. Utilizada no sentido de expressar que determinada atividade foi realmente muito difícil de ser realizada. Uma das mãos de obra mais utilizadas e requisitadas é na área das construções e engenharia civil.

Qual a origem da transição da mão de obra para a livre?

  • A realidade da transição da mão-de-obra escrava para a livre tem suas raízes ao menos meio século antes de 1888, com a proibição do tráfico negreiro. A luta entre a diplomacia britânica, que queria impor o fim do tráfico e a aristocracia canavieira foi a tônica que marcou o início da diminuição do braço cativo em Alagoas.

Quando é feita a mão de obra direta?

  • Mão de obra direta: quando o trabalho é diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço; Mão de obra indireta: quando o trabalho é realizado em ...

Qual a mão de obra mais utilizada na colônia?

  • Mas nem sempre foi assim. Na época do Brasil Colônia, a mão de obra mais utilizada era a escrava, a princípio dos indígenas que habitavam o país e depois por negros vindos da África. Atualmente, a chamada “mão de obra terceirizada” também é bastante comum.