Mensagem para namorado que não quer casar

"Quero casar!". Essas duas palavrinhas representam o sonho de boa parte da mulherada.

Sim, eu sei que as coisas mudaram nos últimos anos. Alguns costumes foram deixados de lado e a vida profissional ganhou grande importância nas nossas vidas. Mas, bem lá no fundo, se imaginar em um vestido branco b-a-p-h-ô-n-i-c-o ao lado do boy ainda é o objetivo de muita gente, não é mesmo?

Antigamente, a coisa era bem simples: você conhecia alguém, namorava no sofá às quartas, noivava e casava. Essa sequência era seguida direitinho, afinal, quem não queria ser uma moça de família e se salvar de ficar para titia?

Ai, socorro, né? Que pensamento limitado! Hoje, o verdadeiro motivo para você pensar "eu quero casar" é bastante simples: o amor!

Nada melhor do que encontrar a sua tampa da panela! Um parceiro para todas as horas que te complete e que te faça feliz.

A coisa é mais ou menos assim: você está de boa por aí, vivendo a sua vida. Aí, um belo dia, “pah”: conhece um carinha. Depois de um tempo, o namoro está ótimo, vocês têm estabilidade financeira, gostam das mesmas coisas e se dão bem até naquelas horas... Quando você menos espera, tudo fica muito claro na sua mente: ele é o cara, quero casar!

E daí, de uma hora para a outra, a praga do bichinho te pica e você começa a assistir a vídeos de casamento, salvar vestidos no Pinterest, chora feito uma bobona vendo histórias de pedidos de noivado e logo começa a pensar: quando vou casar? Por que ele não pede a minha mão? O que tem de errado comigo?

Calminha aí, pode cortar esse drama! Ao invés de ficar se dando chibatadas (emocionais, é claro) e começar a ficar paranoica, o melhor a fazer é tocar no assunto com o boy.

Você quer fazer isso, mas não sabe como? É claro que eu vou te ajudar! Confira as dicas que eu preparei e comece a ensaiar o seu “eu aceito”!

Fique de olho: ele está pronto para casar?

Não importa se vocês estão juntos há menos de um ano ou há 7 anos. Apenas o tempo não garante que ele esteja pronto para casar.

Observe se o seu namorado te inclui nos planos para o futuro dele. Se vocês passam muito tempo juntos, já adotaram um pet e até já falaram sobre ter (ou não) filhos, ele está preparado!

Comece pelas beiradas antes de chegar no " quero casar "

Para não assustar o boy, é preciso ser sutil. Nada de chegar gritando: “Você não me ama? Eu quero casar”.

O melhor é falar casualmente sobre casamento. Você já pensou que o seu namorado também pode estar passando por isso e tem medo de dar o passo seguinte, pois não sabe se você está pronta?

Comece a plantar sementinhas. Que tal catar um filme romântico na Netflix e falar sobre as cenas de casamento? Ou citar o casamento de algum amigo e ver como ele reage?

Você já tentou tudo isso e nada? Então, anota a minha dica extra aí, amiga: fale para o boy que você sonhou que estavam se casando, que estava tudo lindo e todos estavam felizes.

Termine de contar o seu sonho e pergunte: “nossa, já pensou?” Aí, é só ficar de olho na reação dele!

Se durante essas conversas ele ficar quieto, significa que não quer falar sobre isso. Agora, se ficar bravo e mudar de assunto, pode ser que esteja assustado e não saiba o que fazer.

Caso você dê sorte, ele vai conversar sobre isso super de boa, e sabe o que isso significa? Ele também já pensou a respeito e está preparado!

Tudo em pratos limpos

Você é uma mulher forte e decidida e não quer saber desse papo de ser sutil? Bom, se vocês conversam sobre tudo (tudo mesmo), é sinal de que são um casal maduro.

Nesse caso, o melhor é ser sincera. Mas tem mais um segredinho... Essa conversa deve ser feita no momento certo.

Sabe quando você está deitada ao lado do seu amor falando sobre o futuro? Nesses momentos, vocês estão mostrando um para o outro que planejam uma vida a dois, que os planos conectam o futuro de vocês.

Essa é uma oportunidade para você falar: “eu quero casar. Gostaria de saber se você também tem esse sonho”. Isso é fundamental para saber que vocês têm os mesmos objetivos.

Cansou de esperar? Peça a mão do seu namorado!

Você não vê a hora de exibir a sua aliança por aí e mudar o seu status no Facebook? Então, que tal se encher de coragem e fazer a proposta?

Para muita gente, a ideia de um pedido de casamento é a seguinte: o homem deve comprar uma aliança, preparar uma surpresa, se ajoelhar diante da mulher e fazer o pedido. Mas, se você não quer apenas ficar esperando o dia do pedido chegar, pode, sim, resolver esse problema por conta própria e sem constrangimento algum!

Você conhece o seu amor como ninguém, então, prepare uma linda surpresa que transmita tudo o que você sente. Certamente, ele vai se sentir único e especial.

Sim, muita gente tem preconceito e pode olhar atravessado, ou, pior ainda, dizer que o boy não é "macho". Quanta ignorância, vamos combinar...  Agora, se você tem medo da reação dele e acha que pode ficar constrangido com os fofoqueiros de plantão, faça o pedido em um lugar mais reservado.

Tocar no assunto casamento pode ser meio assustador, pois você nunca sabe qual vai ser a reação da outra pessoa, mas, como a gente viu hoje, existem várias maneiras de abordar o tema. Invista em uma conversa amigável e sincera feita no momento certo. Afinal, o casamento é uma decisão muito importante para o futuro do casal.

E você, já foi picada pelo bichinho do “quero casar”? Como você conversou com o boy? Conte a sua experiência para as outras "bride to be" de plantão e até a próxima. 

"Meu namorado e eu vivemos juntos há 4 anos, mas ele não quer casar. Eu tenho esse sonho e ele prometeu que até o final do ano isso vai acontecer, mas ele já me disse isso duas vezes e sempre desiste de casar. O que você acha que é o problema dele?"

R: Eu acredito que vocês têm dois problemas e espero que você os enfrente da melhor maneira possível. Se você não fizer isso, infelizmente seu relacionamento terá poucas chances de dar certo a longo prazo.

Seu primeiro problema é o compromisso. Casamento envolve muitas coisas, mas uma das mais importantes é o compromisso de amar um ao outro e ser fiel, não importa o que aconteça. Este não é apenas um compromisso religioso, mas moral e espiritual também. Pelo que você me disse, seu namorado não quer assumir o compromisso do casamento. E vamos ser sinceros: ele provavelmente não vê nenhuma razão para casar, pois na visão dele, ele já tem tudo o que quer em um relacionamento. Então, pra que ele vai querer isso? Se ele se cansar um dia dessa relação, tudo o que ele precisa fazer é ir embora, pois não criou laços como em um casamento. Infelizmente as pessoas hoje em dia estão se "juntando" porque têm medo de se arriscar em um casamento e dar errado. Na verdade elas já começam errado, pois ambos não sabem se estão dispostos a ficarem juntos pelo resto da vida. (Leia: 6 perguntas para fazer antes de casar)

Isso leva ao segundo problema: Nenhum de vocês buscaram conhecer e fazer a vontade de Deus. Deus não se agrada de um relacionamento onde há relação sexual fora do casamento. A Bíblia é clara quando diz:

"O corpo não é para a imoralidade sexual, mas para o Senhor. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." (1 Coríntios 6:13,19-20).

O apóstolo Paulo também disse: "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo" (1 Coríntios 7:8-9).

Talvez vocês não sabiam disso, mas espero que vocês peçam perdão a Deus e em seguida se comprometam a fazer a vontade de Deus. Fale com seu namorado se você está realmente decidida a andar com Deus e não abra mão de sua decisão. Se for plano de Deus, ele vai continuar com você vivendo em santidade. Se não, confie que Deus te dará um casamento abençoado, independente disso. Ele te ama, quer realizar o seu sonho e os caminhos dEle são muito melhores que os seus.

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

LEIA TAMBÉM:
Ele é a pessoa certa para eu casar?
Mensagens de namoro
Como superar o fim do namoro
Como ter uma vida de solteiro feliz

Mensagem para namorado que não quer casar

Toda mulher quer planejar um futuro amoroso com estabilidade e segurança. Faz parte da essência da mulher desejar ter um companheiro até porque o instinto maternal fala mais alto, mesmo que não seja algo consciente. Todos estes sentimentos, inclusive, vêm à flor da pele quando uma mulher chega à conclusão de que o namorado não quer casar.

Saber o que vai acontecer, planejar etapas da vida ao lado de uma pessoa é uma ferramenta poderosa de estabilidade emocional. De tão poderosa que é, a indefinição de um futuro pode arruinar o emocional de um indivíduo, sobretudo se essa inconstância estiver atrelada ao campo amoroso.

Quando se namora, a situação instintiva que se espera é planejar os próximos passos como o noivado e o casamento. Mas se mesmo depois de um bom tempo um dos parceiros não quiser assumir um compromisso, os sonhos de estabilidade amorosa podem ir por água abaixo.

O que fazer se meu namorado não quer casar?

O ponto central aqui é: respeito pela decisão, não importa qual seja. Então se ele diz que não quer casar é preciso respeitar a decisão dele e seguir em frente. Pode ser muito doloroso, mas o sofrimento da realidade tem hora de terminar. Já quem vive em uma ilusão pode sofrer muito mais.

Quando o casamento é descartado, porém o namoro é mantido, é importante não entrar na neura de convencer seu companheiro a encarar o matrimônio. Isso pode acabar afastando os dois e ainda contribuir para o término do relacionamento. Lembre-se que há uma distância muito grande entre um namoro e um casamento, a pessoa pode não querer casar, mas pode ser uma excelente companheira para o período do namoro.

A afirmação do namorado também pode ser momentânea. É muito comum a pessoa utilizar da negativa quando uma situação não está totalmente clara para si. Entenda que cada pessoa tem seu tempo e nem sempre possui a mesma percepção que a sua. Nem tudo está perdido e vá curtindo o namoro, pode ser que as escolhas mudem daqui a um tempo.

Diante de uma recusa que pode ser dolorosa, é importante que você tente manter o seu amor próprio. Não se esqueça de que você é um sujeito livre e cabe exclusivamente a ti decidir se o relacionamento continua ou não. Se quiser continuar curtindo o namoro bem, mas se casar foi algo muito importante para você, considere repensar suas escolhas e talvez buscar novos relacionamentos que te satisfaçam mais.

Comprometimento é uma palavra que determina relacionamentos de todas as naturezas. E a negativa de um casamento pode falar muito mais do que um simples “não”, pode demonstrar que realmente a pessoa não está ali 100% com você.

Por outro lado, pode ser que a pessoa ainda não esteja totalmente preparada, mas continua sendo a pessoa certa para os seus planos. Neste ponto é necessário sensibilidade e paciência para aprender a esperar o tempo do outro. Isso tudo, claro, se a pessoa merecer essa consideração.

Quer trabalhar suas emoções? Faça Arita!

Que tal, antes de julgar as escolhas do outro, entender o que permeia as suas necessidades emocionais? Casamento é uma escola de almas e é necessário evoluir como indivíduo antes e durante o casamento. O fato é que há métodos de se criar competências emocionais através de treinamentos, que trabalham aspectos que podem transformar nossas vidas, através de um estudo profundo de nossas características. É o que a Arita faz, leva você a um estado mais feliz e condizente com o seu projeto de vida. Acesse o site e descubra.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus2

Mensagem para namorado que não quer casar

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).