Governador Valadares fica em qual Estado

A cidade de Governador Valadares é um fenômeno migratório. Desde os anos 40 o “American Way of Life” entrou no imaginário da cidade e daí pra frente, a conexão Valadares – EUA só cresceu. 

  • Excluindo capitais, Governador Valadares é a cidade brasileira que mais envia emigrantes para os Estados Unidos. É a 7ª incluindo capitais!
  • Estima-se que 20.000 valadarenses moram nos EUA. Cerca de 40.000 habitantes (15% da população) já emigraram em algum momento.
  • 1 de cada 4 eleitores de GV vive nos Estados Unidos.
  • 82% dos domicílios da cidade têm pelo menos um integrante em solo americano. 

Fonte: IBGE, Ministério das Relações Exteriores

Se você não for nascido em Valadares, provavelmente conhece alguém de lá. Mas por que tanta gente saindo dessa mesma cidade do interior de Minas e vindo para os Estados Unidos?

Quando, como e quem começou essa história em Valadares? 

Tudo começou em 1940, Minas Gerais estava em pleno desenvolvimento industrial, criação da Vale do Rio Doce, crescimento da exploração mineral e expansão das linhas férreas pelo estado. 

Justamente em uma obra de construção de ferrovias que engenheiros dos Estados Unidos se instalaram temporariamente na região. Muito da admiração com o estilo de vida americano e do sonho de sucesso em terras mais ao norte, começa dessa interação.

Depois do fim das obras, Mister Simpson e sua esposa, Geraldina Simpson, ficaram em Valadares e decidiram abrir uma escola de inglês que levou o primeiro programa de intercâmbio para a cidade. Na década de 60, os primeiros valadarenses chegaram nos EUA. 

Com eles, em uma época em que essa era uma oportunidade restrita às capitais do país, valadarenses de classe alta foram passar um ou dois anos estudando fora. Quando voltavam, encantavam a cidade com as histórias sobre as maravilhas da vida na América.

Por volta dos anos 80, com a crise econômica e a inflação alta, o número de brasileiros em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos aumentou. Porém, os vistos para trabalho começaram a ficar difíceis de conseguir e até mesmo os de turista passaram a ser negados, e assim os aspirantes a imigrante conheceram as possibilidades dos documentos falsificados e das travessias pelo México. 

A formação dos laços sociais consolidados ao longo das décadas tornava, para muitos valadarenses, migrar para os Estados Unidos mais fácil e familiar do que sair de outras cidades. A crença de que aqui tudo seria melhor manteve o interesse dos mineiros, que mesmo com as dificuldades, continuaram dando seu jeito de chegar na terra do tio Sam. 

O perfil dos emigrantes, no entanto, mudou bastante desde os anos 60: os primeiros a deixar o país eram de famílias ricas e foram com visto e intercâmbio programado. Já nos anos 80 quem foi tentar a vida nos EUA tinha em grande parte o ensino fundamental completo (36%), entrou pela fronteira do México ou Canadá (51%) e, em alguns casos, usando documentos falsos (10%). 

Foi neste período que Governador Valadares recebeu a fama de ser um exportador de imigrantes ilegais, “título” que tem caído por terra nos últimos anos, devido ao aumento de brasileiros qualificados e trabalhando legalmente na América.

Profissionais qualificados e os novos imigrantes

Principalmente pela ausência de profissionais em diversas áreas vitais nos Estados Unidos, quem está qualificado e preparado consegue ter espaço. O país sofre com a falta de médicos, dentistas, engenheiros, profissionais de TI, fisioterapeutas, enfermeiros e outra profissões que exigem conhecimento técnico, muito estudo e certificação. 

O Brasil e, em especial, Minas Gerais, é considerado um celeiro de talentos e referência internacional para muitas destas profissões. É claro que a dificuldade na validação de diplomas, conferência de referências e documentação são obstáculos extras, mas não intransponíveis.

Imigrantes indocumentados

Ainda que a tendência esteja mudando, o caminho de muitos mineiros para entrar no país continua sendo irregular. Dos 520 imigrantes ilegais brasileiros deportados pela imigração em 2020, pelo menos um terço era proveniente de Minas Gerais. 

O que preocupa é que muitas das pessoas deportadas são qualificadas o suficiente para entrar de forma legal, com vistos de trabalho ou green card. A falta de tempo para esperar e a falta de informação, muitas vezes, guiam o candidato a cidadão americano, para seguir um caminho mais arriscado, porém imediato. 

Soul BRZ, e você? 

Por aqui a gente também tem nossos representantes de Valadares e amigos espalhados por Massachusetts, mas principalmente, temos parceiros e clientes sempre por perto e dispostos a tomar um café e bater um bom papo. 

Aqui na BRZ nós adoramos os valadarenses e todos os brasileiros que vem tentar uma vida melhor dentro do “American Way of Life” e realizar o “American Dream”, como nós fizemos. Se você acabou de chegar ou se já chegou há tempo, mas ainda não sabia, saiba que na BRZ você tem uma rede de apoio. Venha nos fazer uma visita! 

Governador Valadares é um município brasileiro do interior de Minas Gerais . Em 2020, sua população era de 281.046 habitantes, sendo a nona cidade mais populosa do estado. [1] É um eixo econômico do médio vale do Rio Doce (Rio Doce, lit. "Rio Doce"), tendo uma influência significativa na porção leste e nordeste de Minas Gerais e municípios do estado do Espírito Santo . Governador Valadares fica às margens do Rio Doce (Rio Doce), a 324 km de Belo Horizonte. Governador Valadares possui uma área de cerca de 2.342 km², sendo apenas 58 km² de área urbana.

Coordenadas: 18 ° 51′03 ″ S 41 ° 56′56 ″ W / 18,85083 ° S 41,94889 ° W / -18.85083; -41.94889
Minas Gerais
Vale do Rio Doce
Valadarense
30 de janeiro de 1938
André Merlo
2.348,1 km 2 (906,6 sq mi)
281.046
120 / km 2 (310 / sq mi)

A descoberta da cidade começou no início do século XVI, que explorou o Rio Doce em busca de metais preciosos. O povoamento começou entre os séculos XVIII e XIX, com a construção de quartéis destinados a vigiar os índios, que atacavam colonos e mercadores. Com a construção da EFVM ( Estrada de Ferro Vitória-Minas ), em 1907, os assentamentos foram consolidados. O crescimento populacional e o desenvolvimento comercial foram favorecidos pela localização da cidade, que ficava próxima a fazendas de café e campos de extração de madeira. O município foi emancipado de Peçanha na década de 1930.

A partir da década de 40, a extração de metais preciosos trouxe um notável crescimento populacional, junto com a pecuária e o comércio. Mas com o declínio dos recursos naturais, o dinheiro só poderia ser ganho com o investimento dos imigrantes, que mais tarde iriam para outros países. O comércio é a mais importante fonte de renda da cidade, junto com o agronegócio e os produtos manufaturados regionais.

Governador Valadares é também uma microrregião estatística que inclui 25 municípios: Alpercata , Campanário , Capitão Andrade , Coroaci , Divino das Laranjeiras , Engenheiro Caldas , Fernandes Tourinho , Frei Inocêncio , Galiléia , Governador Valadares, Itambacuri , Itanhomi , Jampruca , Marilac , Mathias Lobato , Nacip Raydan , Nova Módica , Pescador , São Geraldo da Piedade , São Geraldo do Baixio , São José da Safira , São José do Divino , Sobrália , Tumiritinga e Virgolândia . Sua população (2006) foi estimada pelo IBGE em 407.815 habitantes em uma área total de 11.37 km².

A localização atual do município de Governador Valadares foi considerada habitada por índios há pelo menos 10 mil anos e os registros dos primeiros exploradores da região após o descobrimento do Brasil, em 1500, nos dão a informação de que ainda eram numerosos naquela ocasião. [2] A exploração desta região começou no século XVI, com expedições como a de Sebastião Fernandes Tourinho, que percorria a rota do Rio Doce em busca de metais preciosos. [3] Fernandes Tourinho percorreu a rota inversa do rio até encontrar o rio Santo Antônio , [2] mas o povoamento foi proibido no início do século XVII, devido aos esforços para não haver meios de extração ilegal de ouro em a região de Diamantina, Minas Gerais . [4]

O povoamento foi autorizado em 1755 [4] e para garantir a segurança dos colonizadores e mercadores que utilizavam o rio Doce , foram instalados quartéis com a missão de vigiar os botocudos . [5] [6] O quartel de Baguari foi o primeiro território do atual município e junto com ele surgiram também povoados próximos, sendo um deles a Figueira, que corresponde ao atual município. Os ameríndios eram vistos como uma ameaça aos colonizadores e os quartéis serviam como estratégia para obrigá-los a deixar a região. Perto da Figueira, em 1818, foi criado o Quartel D.Manoel, na margem esquerda do Rio Doce , funcionando como um pequeno porto que atendia ao serviço militar e que serviria também de entreposto comercial. [2] Posteriormente, o assentamento foi classificado como distrito submetido à Peçanha pela lei provincial nº 3.198 de 23 de setembro de 1884, passando a ser denominado Santo Antônio da Figueira. [5]

Informações gerais

O entorno de Governador Valadares foi explorado em regime colonial para servir as residências do município. Foi movido a vapor.

Em 1937, foi criado o município de Figueira do Rio Doce, que passou a se chamar Governador Valadares, em homenagem ao então governador Benedito Valadares .

Desde a década de 1980, Governador Valadares é conhecido como uma das principais fontes de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos , ganhando até o apelido de "Governador Valadolares" em referência aos expatriados que enviam remessas de seus salários em dólares . No entanto, a recessão do final dos anos 2000 fez com que muitos dos imigrantes de Valadares voltassem para casa, uma vez que a segurança financeira piorou nos Estados Unidos. [7] [8]

A produção e o intenso comércio de pedras preciosas motivam anualmente a realização anual do “Brazil Gem Show” no município: um evento que consiste no comércio de pedras preciosas com visitantes brasileiros e estrangeiros.

Governador Valadares é a maior cidade e centro comercial da região Leste do estado de Minas Gerais, possuindo várias cidades em sua área de influência, como Teófilo Otoni e Caratinga. Atualmente, Governador Valadares vem crescendo no desenvolvimento industrial, devido à sua posição estratégica, recursos humanos e prestígio internacional.

É um centro comercial e industrial. Serrarias e fábricas de processamento de alimentos estão na cidade, e mica e berilo são extraídos na área. Governador Valadares é um dos mais famosos centros de comercialização de gemas do Brasil. Minerais de gema incluem ametista , crisoberila , brasilita , topázio e quartzo . A mina Golconda , uma das mais antigas da cidade, atrai a curiosidade de turistas e colecionadores de pedras de todo o mundo.

A cidade é atendida pela ferrovia Vitória-Minas, da Vale SA e pela rodovia Rio-Bahia ( BR-116 ). Também está ligada à capital do estado pela BR-381.

A cidade faz parte da ferrovia Belo Horizonte-Vitória e da rodovia Rio de Janeiro-Salvador. Distâncias dos principais centros:

  • Belo Horizonte - 311 km
  • Rio de Janeiro - 580 km
  • São Paulo - 891 km
  • Brasília - 1.045 km
  • Vitória - 420 km

A cidade sedia uma das etapas do campeonato brasileiro de asa delta desde o pico do Ibituruna , de onde é possível avistar todo o vale do Rio Doce. Também hospeda vários campeonatos internacionais de asa delta.

A cidade é conhecida internacionalmente pelo Campeonato Mundial de Parapente realizado no Pico do Ibituruna (1123 metros).

Temperatura:

  • Média anual: 32,6 ° C [90,7 ° F]
  • Média máxima anual: 40,7 ° C [105,3 ° F]
  • Média anual mínima: 18,3 ° C [65 ° F]

Índice médio de precipitação anual: 1.350 mm

  • Pôr do Sol em Governador Valadares

  • O parapente é o principal esporte da cidade

  • Topo da montanha Ibituruna

  • Ibituruna mointain reflexão sobre rio doce

Governador Valadares está geminada com as seguintes cidades:

  • Framingham, Massachusetts , Estados Unidos
  • Everett, Massachusetts , Estados Unidos
  • Newark, New Jersey , Estados Unidos [9]
  • Bridgeport, Connecticut , Estados Unidos
  • Ernane Rezende Borges Ferreira , jogador de futebol.
  • Eike Batista , empresário.

  1. ^ a b IBGE 2020
  2. ^ a b c "PMSB" (PDF) .
  3. ^ “IBGE” .
  4. ^ a b "CTMAMG" . Arquivado do original em 06/02/2014.
  5. ^ a b “IBGE” .
  6. ^ “Valadares” .
  7. ^ Desejo de refrigerante de gengibre
  8. ^ Saindo de Valadares: uma jornada perigosa para os migrantes ilegais no Brasil
  9. ^ Sister Cities International 2015 Membership Directory , página 53. Sister Cities International . Acessado em 31 de agosto de 2015.

  • Portal de Governador Valadares
  • Site oficial do governo municipal
  • Cidade Brasil-Governador Valadares
  • Governador Valadares

Coordenadas : 18 ° 51′S 41 ° 56′W / 18,850 ° S 41,933 ° W / -18,850; -41.933

Última postagem

Tag