Frases a boca fala o que o coração está cheio Versículo

(Este texto foi publicado originalmente no final de dezembro de 2015)

osto da Bíblia. Não que eu a entenda — e aí não vai nenhuma heresia, por favor — como a Palavra definitiva de Deus. Teve muitas mudanças, alterações e conluios ao longo dos anos que adaptaram as escrituras aos gostos e vontades muito mais dos homens do que do Espírito Santo.
E aí agora cedo, vi no Bom Dia Rio uma das repórteres desejando mais amor a partir de um versículo bíblico. Disse ela: “a boca fala do que está cheio o coração”, se remetendo a Mateus 12:34, quando Jesus teria dito:

Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

A fala de Jesus tem outras referências na própria Bíblia, começando em Provérbios 16:21:

O sábio de coração é considerado inteligente; quem fala com equilíbrio tem o poder de convencer os outros.

22: O entendimento é fonte de vida para aqueles que o possuem, mas a insensatez traz castigos aos tolos.

23: O coração do sábio ministra à sua boca, e seus lábios são hábeis para o ensino.

24: As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e revigoram a saúde e a alegria de viver.…

Depois em Salmos 37:30:

A boca do justo proclama a sabedoria, e sua língua anuncia o direito.

O interessante aí pra mim é ver que Jesus bebia de outras fontes, entendia os mestres do passado como uma referência para entender o seu presente e projetar o futuro. Jesus, o visionário, (reparem bem, falo de Jesus enquanto homem e não do Cristo já Divino) entendeu que não dá para passar por este mundo sem buscar o entendimento da alma do homem que habita neste mundo. E daí um dos seus muitos méritos.

Então seguindo o exemplo Dele, bebo do meu passado, entendo meu presente e projeto o meu futuro. 2015 foi um ano pra refletir. Mas que ano não o é? Que venha 2016! E que das nossas bocas possam sair, sempre, palavras de amor que sejam o reflexo dos nossos corações. Um Feliz 2016.

"Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo" (Tiago 3:2).

Quando ouvimos fofocas ou palavras maldosas de alguém, temos o costume de dizer: "Cuidado com a sua língua. Olha o que você fala hein!" Porém, devemos entender que o maior problema não são as palavras em si, mas o coração, pois a boca só fala daquilo que vem de dentro dele. Se guardarmos coisas ruins em nosso interior, assim que falarmos algo, poderemos ferir as pessoas à nossa volta. Muitos se comportam mal, falam com malícia, xingam, reagem com grosseria, e nos questionamos: "Mas como pode? Ela é uma pessoa tão boa, inteligente, vinda de uma família exemplar." Mas a verdade é que, se não protegermos o coração, tudo de ruim poderá entrar nele: amargura, mentiras, decepção, falta de perdão, etc. Veja o que Jesus disse:

"O que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, falsos testemunhos, mortes, adultérios, fornicação, furtos e blasfêmias" (Mateus 15:18,19).

A melhor forma de conservarmos o nosso coração puro, é meditar na Palavra de Deus e colocá-la em prática, conforme o salmista disse: "Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti" (Salmos 119:11). Também é importante nos afastarmos das más companhias que corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15:33), e não deixarmos que nada de ruim permaneça em nosso coração, nos afastando da comunhão com Deus. - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23).

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos" (Hebreus 12:14,15).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados

34 Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

Leia o capítulo completo: Mateus 12

34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Versão Almeida Revista e Atualizada

34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

Mateus 12:34 NVI 

Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 

Mateus 12:34 ARA 

Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Mateus 12:34 ARC 

Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.

Mateus 12:34 NTLH 

A boca fala do que o coração está cheio! 

Jesus sabia o que se passava nos corações dos fariseus, em meio ao "mostre-nos um sinal" e a falsos elogios havia uma vontade de morte.

Não é possível colher frutos bons de árvores ruins. Um coração que se alimenta de coisas más reflete-se em palavras e atos. Por mais que se tente disfarçar, a boca fala do que o coração está cheio.

Quando Jesus declarou essas palavras, disse para coisas boas e más. Um coração que se alimenta da Palavra de Deus, reflete a sua fonte - por mais tímido que seja:

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

Mateus 5:14

Agora, se o seu coração está voltado aos prazeres do mundo - por mais que se preocupe com as palavras - uma hora o seu coração será revelado pelas palavras. Por isso, servir a Deus não é só dizer ser servo, semear não é só dizer que semeia.

Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

Tiago 2:26

Que a sua boca seja um bom reflexo do coração e que o seu coração esteja cheio do Espírito de Deus. Busque, se esforce em preencher o seu coração da Palavra de Deus. Que a sua boca semeie a boa-fé e que haja uma colheita abundante através das obras.

Última postagem

Tag