Escreva o número na forma mista correspondente a cada fração

Índice:

Uma fração imprópria pode ser convertida em um número misto da seguinte maneira: Usando a divisão euclidiana (divisão com resto), dividindo o numerador pelo denominador. O quociente (sem o resto) torna-se a parte do número inteiro do número misto. O restante se torna o numerador da parte fracionária.

O que é fração imprópria não aparente?

fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador; – fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador. … – fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador mas não é múltiplo do mesmo; – fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador.

Como escrever o número na forma mista correspondente a cada fração?


Olá! Para transformar essas frações em números mistos fazemos o seguinte: Fazemos a divisão desse número, o seu quociente será a parte inteira, e o seu resto o numerador da parte fracionária.

Como eu poderia representar a fração 15 6 na forma mista?

So, 156 = 2 como um número misto na forma mais simplificada.

Como transformar números mistos em impróprios?

CONVERTER UM NÚMERO MISTO EM FRAÇÃO: As frações que obtemos ao converter um número misto sempre são impróprias (o numerador maior que o denominador). É muito simples converter um número misto em fração: MULTIPLICAMOS O INTEIRO POR O DENOMINADOR E SOMAMOS O NUMERADOR.

O que é uma fração não aparente?


São aquelas que não são próprias, ou seja, quando o seu numerador é maior ou igual ao denominador.

Como você pode notar, para transformar uma fração imprópria em um número misto, devemos dividir o numerador pelo denominador. O quociente será a parte inteira do número, e o resto será o numerador da fração restante, que terá o mesmo denominador que a original. Para realizar a representação de uma fração imprópria como um número misto, é necessário dividir o numerador pelo denominador, para saber quantas partes inteiras existem. Forma mista = 1 1/5 O número na forma mista e representado por uma parte inteira e outra parte em fração. *FRAÇÃO IMPRÓPRIA: é uma fração em que o numerador é maior que o denominador. Exemplos: 5/4, 8/3, 6/4... ... Sua principal característica é o fato de representarem sempre um número inteiro, ou seja, ao se dividir o numerador pelo denominador, encontramos um quociente inteiro. O que é forma mista??? Frações aparentes são frações onde os numeradores são múltiplos dos denominadores. Portanto, podemos concluir que as frações aparentes também podem ser frações impróprias. Essas frações impróprias possuem uma forma específica de serem representadas, chamada de números mistos. Conversão

  1. Usando a divisão euclidiana (divisão com resto), dividindo o numerador pelo denominador.
  2. O quociente (sem o resto) torna-se a parte do número inteiro do número misto. O restante se torna o numerador da parte fracionária.
  3. O novo denominador é igual ao denominador da fração imprópria.
Olá! Para transformar essas frações em números mistos fazemos o seguinte: Fazemos a divisão desse número, o seu quociente será a parte inteira, e o seu resto o numerador da parte fracionária. So, 156 = 2 como um número misto na forma mais simplificada. *FRAÇÃO APARENTE: é uma fração imprópria em que o numerador é multiplo do denominador. Sua principal característica é o fato de representarem sempre um número inteiro, ou seja, ao se dividir o numerador pelo denominador, encontramos um quociente inteiro. Exemplos: 4/2=2, 6/2=3, 15/3=5... As frações impróprias são maiores que um inteiro, ou seja, o seu numerador é maior que o denominador. A fração é uma fração imprópria, pois 5 (numerador) > 3 (denominador), veja como representaríamos: ... Como 5 > 3, temos que construir mais um inteiro idêntico ao outro e completar a fração. Resposta
  1. O quociente da divisão torne-se a parte inteira.
  2. O resto da divisão torne-se o numerador da fração do número misto.
  3. O divisor torne-se o denominador da fração do número misto.
Verificado por especialistas
  1. 10/3 = 3 1/3. 18 : 7 = 2 com resto 4.
  2. 18/7 = 2 4/7. 3 : 2 = 1 com resto 1.
  3. 3/2 = 1 1/2. 10 : 9 = 1 com resto 1.
  4. 10/9 = 1 1/9. 16 : 5 = 3 com resto 1.
  5. 16/5 = 3 1/5.
A fração imprópria é dezessete quintos.

Número misto ou fração mista é a representação de um número composta por uma parte inteira e uma parte fracionária. A representação por um número misto é feita para frações impróprias, pois ele possui uma parte inteira.

Existem três classificações possíveis para uma fração, ela pode ser:

  • uma fração própria: quando o numerador é menor que o denominador;
  • uma fração aparente: quando, ao dividir o numerador pelo denominador, a resposta é um número inteiro;
  • uma fração imprópria: quando a fração não é aparente e o numerador é maior que o denominador.

Leia também: Como resolver operações com frações?

O que é um número misto?

No filme Harry Potter, a plataforma que eles utilizam é um número misto. [1]

O número misto ou fração mista possui uma parte inteira e uma parte fracionária. Ele é representado pela parte inteira seguida de uma fração própria, essa representação facilita o reconhecimento do que é inteiro e do que é fracionário no número.

Veja alguns exemplos:

Tipos de fração

Existem três classificações possíveis para uma fração, as frações aparentes, as frações próprias e as frações impróprias. Para compreender como transformar uma fração em um número misto, antes precisamos entender cada uma dessas classificações. Representamos como números mistos somente frações impróprias.

Uma fração é aparente quando ela é a representação de um número inteiro, ou seja, o denominador é divisível pelo numerador.

Exemplos:

Sabemos que 10 : 2 = 5, que 12 : 4 = 3 e que -25 : 5 = -5, o que faz essas frações serem consideradas aparentes, pois elas representam números inteiros.

Uma fração é própria quando o numerador é menor que o denominador.

Exemplos:

Uma fração é imprópria quando o numerador é maior que o denominador e ela não representa um número inteiro, ou seja, o numerador não é divisível pelo denominador:

Exemplos:

Analisando as três classificações, como a fração aparente é um número inteiro, e ela não pode ser representada como um número misto; já na fração própria, como o numerador é menor que o denominador, a divisão sempre vai gerar um resultado menor que 1, ou seja, não há parte inteira. A única fração que pode ser descrita com uma parte inteira e uma parte fracionária é a fração imprópria.

Veja também: Três erros comuns na simplificação de fração algébrica

Como transformar uma fração imprópria em um número misto?

Para realizar a representação de uma fração imprópria como um número misto, é necessário dividir o numerador pelo denominador, para saber quantas partes inteiras existem. O quociente será a parte inteira, e o resto será o novo numerador da fração:

Exemplo:

Calculando a divisão 17 : 3, temos:

Dessa forma, temos 5 partes inteiras e o resto é 2, então, a representação dessa fração imprópria como um número misto é:

Como transformar um número misto em uma fração imprópria?

Agora fazendo o processo inverso, para transformar um número misto em uma fração imprópria, basta realizarmos a soma da parte inteira com a parte fracionária.

Exemplo:

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Analisando a fração imprópria a seguir, a alternativa que contém a representação da fração como um número misto é:

Resolução

Alternativa C

Para encontrar a fração mista equivalente à fração imprópria, vamos realizar a divisão do numerador pelo denominador:

Então, há 2 inteiros e o resto é igual a 4, sendo assim, o número misto que representa a fração é:

Questão 2 - A alternativa, a seguir, que corresponde à representação do número misto como uma fração imprópria simplificada é:

Resolução

Alternativa E

Para encontrar a representação fracionária, vamos somar a parte inteira com a parte fracionária do número misto:

Crédito da imagem

[1] Robert Alford / Shutterstock

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Última postagem

Tag