Dança popular da região sudeste

Dança popular da região sudeste

Internacionalmente conhecido, o samba é a dança típica da região Sudeste mais popular. No Brasil, o samba foi criado no estado do Rio de Janeiro e, desde então, anda de mãos dadas com o Carnaval, festival público anual com desfiles e roupas caricatas, que tem origem no cristianismo ocidental.

Como é a cultura da região Sudeste do Brasil?

A cultura da Região Sudeste é, basicamente, de origem portuguesa. As diversas colônias de imigrantes, com destaque para os italianos e japoneses, também têm forte influência. A influência indígena e africana são marcadas na música e na culinária da região.

Como é o Carnaval na região do Norte?

O Carnaval da Região Norte é muito rico e diversificado. A maioria das localidades tem desfiles de escolas de samba, mas em algumas regiões, ocorre algo típico da própria cidade, como por exemplo em Manaus que além do desfile das escolas de samba, ocorre também o tradicional desfile de fantasias.

Qual a cultura do sudeste do Brasil?

  • Cultura da Região Sudeste bSudeste do Brasil. As manifestações culturais são muito diversificadas, com grandes influências dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Entre os vários elementos da cultura do Sudeste, estão: Carnaval – festa popular comemorada em todo o Brasil.

Por que o carnaval chegou ao Brasil?

  • O carnaval chegou ao Brasil na época da colonização. Desde então, tornou-se tão popular que virou uma assinatura cultural do país: a celebração do evento acontece do Oiapoque ao Chuí! Neste post, selecionamos o melhor do carnaval no Sudeste, região onde há muita festa.

Qual o folclore da região sudeste do Brasil?

  • FOLCLORE NA REGIAO SUDESTE Folclore Região Sudeste O folclore da região sudeste do Brasil, assim como sua parte econômica, é bastante rica. Apesar de conter vários mitos e lendas que são comuns em outras regiões brasileiras e até em outros países (como é o caso do lobisomem) a cultura popular também tem mitos regionais.

Qual a origem dos personagens do carnaval brasileiro?

  • Certos personagens comuns do Carnaval brasileiro têm origem europeia, como o rei momo, pierrô e colombina. Assim, nesse período, foram criados os primeiros blocos de Carnaval, cordões e os cortejos de automóveis (corsos), porém esses só se tornaram populares no início do século XX.

Dança popular da região sudeste
O samba é uma dança e gênero musical trazido pelos negros para o Brasil. Inicialmente, ele chegou à Bahia e depois ganhou mais espaço e reconhecimento em outros estados brasileiros e, principalmente, no Rio de Janeiro. Foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote.

Samba de Roda: Surgiu na Bahia e é uma das vertentes do samba. Os dançarinos ficam em uma roda e entoam cantos e batem palmas. São usados instrumentos como o berimbau, atabaques, chocalhos e pandeiros.

Xiba

A xiba é executada com o uso de tamancos específicos e há a formação de círculo duplo formado por homens e mulheres. As mulheres cantam repentes e os homens batem os tamancos que fazem muito barulho.

Espírito Santo (ES)

Dança do Tamanduá

Homens e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias de acordo com o que é executado por quem está no meio. As músicas que embalam os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador.

Minas Gerais (MG)

Caxambu

Essa dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas. É formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias. São diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores.

Mineiro-pau

É realizada por homens de todas as idades que usam bastões de madeira. Os dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som das batidas no chão. Essas batidas recebem o nome de 'batida de quatro', 'batida no alto', 'batida embaixo, dentre outras.

Essa dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres. Um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem movimentos. Os instrumentos musicais utilizados são tambores e chocalhos.

Você está em O Brasil > Diversidade cultural

As danças presentes na cultura da Região Sudeste são:

Bate flechas

É uma dança de cunho religioso, em louvor a São Sebastião, tipicamente capixaba. Nesta, os dançarinos homens e mulheres usam duas flechas cada para marcar ritmo juntamente com a batida dos pés.

Dança popular da região sudeste

Bate flechas - folclore do estado do Espírito Santo

Dança de São Gonçalo

De origem portuguesa, pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, com características próprias em cada região. As moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada figurante conduz um arco de madeira enfeitado de papel de seda da cor do vestido. Em certos lugares, um único homem participa da dança e comanda a função, trajado de branco, o qual desempenha o papel de São Gonçalo.

Dança popular da região sudeste

Roda de São Gonçalo

Mineiro-pau

É uma dança tipicamente mineira que conta com a participação de apenas homens, os quais usam bastões de madeira, que marcam o ritmo da coreografia.

Dança popular da região sudeste

Apresentação da dança Mineiro-pau - folclore de Minas Gerais

Ticumbi

É uma versão capixaba da Congada. Só é encontrada no estado do Espírito Santo, é uma dança dramática guerreira. É praticada por negros que se vestem de branco, usam batas longas enfeitadas de fitas muito coloridas.

Dança popular da região sudeste

Apresentação de Ticumbi – dança folclórica da Região Sudeste

Outras danças da Região Sudeste: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.

No que respeita à música, a expressão musical mais conhecida da Região Sudeste compreende: Bossa Nova, Choro, Funk, Lundu, Pagode e Samba.

Dança popular da região sudeste

Vinicius de Moraes – compositor brasileiro – um dos representantes da Região Sudeste no gênero musical "Bossa Nova"

Dança popular da região sudeste
  
Dança popular da região sudeste

Como referenciar: "Dança e Música - Região Sudeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 29/05/2022 às 10:25. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturasudeste2.php

Dança popular da região sudeste

As danças típicas da região sudeste do Brasil são as que concentram a maior variedade cultural do país. O fato da região ter sido por tantos anos a mais desenvolvida economicamente e com maiores oportunidades de emprego acabou atraindo pessoas de todas as regiões do país, em busca de novas oportunidades.

Dessa forma, pode-se dizer que os tipos de danças do Sudeste são uma espécie de reunião de todas as culturas populares e danças brasileiras, entretanto, com características e identidade próprias. A seguir, apresentaremos sete das mais populares tipos de dança da região.

Apesar do nome, o Mineiro Pau é originário do Rio de Janeiro. Baseada em nas antigas danças africanas, foi criada por aqueles que trabalhavam nas lavouras de café do estado. Os dançarinos desse tipo de dança utilizam bastonetes confeccionados em madeira, os quais utilizam de acordo com o ritmo da música.

De características simples e humildes, os dançarinos utilizam calça e camisas comuns, junto com um chapéu de palha. Em formação circular, os participantes vão andando e batendo os bastões no chão, ao centro da roda. Alternadamente a isso, batem os bastões contra o do companheiro ao lado. É uma dança que apresenta passos lentos e despojados, mas muito bela de se observar e participar.

2 – Cana verde – Dança brasileira de origem portuguesa

A cana verde, apesar de ser de origem portuguesa, é uma das mais populares danças típicas da região Sudeste, especialmente no interior. Os dançarinos distribuem-se em duas metades, cada uma formando uma roda.

A partir daí as rodas dividem-se em casais e iniciam-se os passos, num ritmo menos acelerado que nos outros tipos de danças brasileiras. As vestimentas utilizadas pelos dançarinos são bem tradicionais: os homens usam calça, camisa, colete e um chapéu com um tecido colorido pendurado; já as mulheres utilizam vestidos longos de estilo simples e cores discretas, geralmente em tons pastéis.

3 – Xiba – Tipo de dança do litoral de São Paulo

Dança popular da região sudeste

A Xiba é uma dança típica da região Sudeste que tem suas raízes no litoral norte de São Paulo. É dançada em um ritmo e formação que se assemelha a uma dança de quadrilha, com seus participantes em formação circular.  É dançada ao som de violas.

O bate flechas é um dos tipos de danças brasileiras cuja temática é religiosa, sendo uma celebração a São Sebastião. Originária do Espirito Santo, o bate-flechas é composto de dançarinos de ambos os sexos, geralmente em um número não menor do que 25 participantes.

Os homens vestem-se de maneira simples, com calça e camisa brancos, enquanto as mulheres utilizam uma saia longa e volumosa, com uma ou no máximo duas cores, sendo o branco obrigatório. O bate-flechas é uma dança popular entre os adeptos da umbanda, religião de origem africana e muito popular no Brasil.

5 – Fandango – Dança típica do Sudeste com origem europeia

O Fandango originalmente é uma dança espanhola, muito popular na Península Ibérica (formada por Portugal e Espanha). É dançada em pares ou em formação circular, sendo acompanhada por instrumentos de corda e castanholas. O Fandango é uma dança de tema náutico, cujos dançarinos assumem personagens alusivos à tripulação de um navio (capitão, timoneiro, imediato, etc.).

Dança popular da região sudeste

O Fandango foi trazido ao Brasil pelos imigrantes europeus. Na região Sueste, pode-se encontrar duas variações dessa dança: o Fandango interiorano e o litorâneo. No interiorano, a dança é realizada apenas por homens, distribuídos em duplas; já no litorâneo, participam tanto os homens quanto as mulheres, dispostos em pares.

6 – Jongo (Batuque)

O jongo, também chamado de caxambu ou batuque, é um tipo de dança popular do Espirito Santo. Trazida ao Sudeste pelos negros que vieram da Angola, o jongo é uma dança tribal que traz como temática rituais de magia.

O jongo é uma dança de roda, onde ao centro originalmente há uma fogueira. Utilizando atabaques como instrumento de percussão, os participantes dançam em torno da fogueira. Entretanto, há uma variação, na qual não há uma fogueira. Nesse caso, os casais revezam-se, dançando um de cada vez no centro da roda.

7 – Samba – a mais famosa das danças típicas da região Sudeste

O samba sem dúvida é a mais popular das danças típicas da região Sudeste, sendo mundialmente conhecido. Foi criado no Rio de Janeiro e é baseado no samba de roda trazido pelos africanos que viviam na Bahia. É um tipo de dança bastante completo, pois também inclui a cantoria e orquestra que acompanha a marchinha.

Dança popular da região sudeste

O samba anda junto com o Carnaval brasileiro desde sua criação. As escolas de samba especializaram-se em apresentar um espetáculo internacional, tradição que colabora para a divulgação da cultura do país para todo o mundo.

A popularização do samba teve início em 1916 com o lançamento de “Pelo Telefone”, de autoria do compositor Ernesto dos Santos (Donga), e é considerado a primeira gravação de samba no Brasil. A partir de então, o samba explodiu no Rio de Janeiro e rapidamente disseminou-se por todo o território nacional.

O samba pode ser considerado como a dança típica brasileira que mais sintetiza as raízes e características do povo brasileiro: é um ritmo alegre, eufórico e contagiante, fazendo até mesmo o mais reservado estrangeiro entregar-se à folia.

As danças típicas da região Sudeste do Brasil reúnem um pouco do folclore de cada região do território nacional, refletindo por meio de uma manifestação artística toda a beleza multicultural do país. São poucos os tipos de danças que conseguem reunir tantos estilos culturais diferentes e, ainda assim, manter uma identidade tão forte e original.

  • Gostou das danças típicas da região sudeste? Então conheça outras DANÇAS TÍPICAS.