Como montar grafico comparativo excel 2007 dados em abas diferentes

Você já desejou fazer um gráfico com o crescimento de suas vendas ou qualquer outra atividade comparativa? Pois bem, veja como é simples realizar esta tarefa no Excel, bastando, apenas, poucos cliques.

Além da sua infinidade de ferramentas, o Excel possui, em sua caixa de gráficos, uma vasta quantia a nossa disposição, desde gráficos em forma de pizza, colunas, linhas, entre outros. Agora, portanto, faremos um gráfico de crescimento, relacionando vendas realizadas por um vendedor nos primeiros seis meses dos anos de 2012 e 2013, realizando um comparativo entre estas. Para isto, proceda conforme se segue:

1- Disponha os dados em uma planilha do Excel.

2- Marque todos os dados e localize, na aba Inserir, a opção Linhas, no quadro Gráficos; após, selecione o primeiro estilo de gráfico, na lista de Linhas 2D.

3- Esta ação lhe retornará um gráfico onde a sequência das vendas dos dois anos irão estar tracejadas, possibilitando um comparativo dos dois meses.

4- Na aba Design, você pode realizar a troca de cores das linhas e demais formatações do gráfico; tanto como efetuar a troca do estilo gráfico.

5- Para mudarmos o estilo do gráfico, basta selecionar Alterar Tipo de Gráfico e escolher o desejado. Escolheremos, por exemplo, o gráfico cilindro 3D.

Obs.: Nem todos os estilos de gráfico que você escolher irão lhe retornar os dados transpostos corretamente, isso deve-se ao fato de que alguns gráficos possuem uma padronização requerida na disposção de seus dados.

6- E veja o resultado, agora você pode efetuar todas as formatações desejadas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.

Como criar um gráfico comparativo no Excel?

  1. Selecione os dados da sua tabela e acesse a guia Inserir > Grupo Gráficos > Gráfico de Coluna. ...
  2. Isso irá inserir um gráfico de colunas conforme exemplo abaixo: ...
  3. Como resultado, nosso gráfico passará a ter a seguinte aparência:

Qual é o melhor gráfico?

Alguns tipos de gráficos funcionam melhor quando o interesse é comparar valores. Isso porque eles conseguem destacar melhor valores altos e baixos para ilustrar a comparação. Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de Barras, Linhas e de Dispersão.

Como fazer um gráfico comparando duas tabelas?

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D. Passo 3: O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.

Como comparar gráficos no Excel?

Siga os seguintes passos:
  1. Na guia Todos os Gráficos, vá na última opção chamada Combinação;
  2. Na parte direita da janela, você verá as opções para combinar 2 Gráficos no Excel. Na parte debaixo, você poderá escolher os tipos de Gráficos que deseja combinar.

Como montar um gráfico de linha?

Criar um gráfico de linhas
  1. Copie os dados da planilha de exemplo em uma planilha em branco ou abra a planilha que contém os dados que você deseja plotar em um gráfico de linha. ...
  2. Selecione os dados que você deseja plotar no gráfico de linha.
  3. Clique na guia Inserir e clique em Inserir Linha ou Gráfico de Área.

Como fazer um gráfico comparativo dois anos?

Depois de criada a tabela, é hora de fazer o gráfico comparativo. Selecione os dados dos meses e dos anos, como feito na imagem. Clique em “Inserir” e escolha um modelo. No exemplo, optamos por gráficos de coluna em 2D.

Que tipo de gráfico usar?

Selecionando o tipo de gráfico correto Gráficos de linhas, barras e colunas representam mudanças ao longo do tempo. Pirâmides e gráficos de pizza exibem partes de um todo. Enquanto gráficos de dispersão e mapas de árvores são úteis se você tiver muitos dados para visualizar.

Qual o melhor gráfico para muitos dados?

Os gráficos de barra assim como os de coluna e “pizza” são os mais utilizados. Isso porque os três possuem uma disposição que facilita muito na compreensão dos dados ali representados. ... Isto porque os dois trabalham com informações lineares que podem ser compreendidas horizontalmente – no caso dos gráficos em barras.

Como criar gráfico de colunas com duas séries e tabela de dados?

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D. Passo 3: O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.

Como comparar períodos no Excel?

Na ferramenta de seleção de período, no canto superior direito, selecione o primeiro período como de costume. Marque a caixa de seleção Comparar com o passado. Selecione o segundo período na lista suspensa que for exibida. Clique em Aplicar.

Como fazer gráfico no Excel com vários dados?

Como fazer um gráfico no Excel
  1. Insira os dados na sua planilha;
  2. Clique em uma das células;
  3. No menu do Excel, clique em Inserir;
  4. Escolha um formato de gráfico que mais agrada ou melhor se encaixa;
  5. O gráfico será criado automaticamente.

Como se faz um gráfico de barras?

Passos
  1. Reúna os seus dados. Esse é o primeiro passo a ser tomado para conseguir demonstrar uma comparação entre diferentes categorias. ...
  2. Desenhe um eixo x e um eixo y. Como resultado, você obterá uma figura que lembra um "L". ...
  3. Marque o eixo x. ...
  4. Marque o eixo y. ...
  5. Desenhe suas barras. ...
  6. Interprete os dados.

Como fazer gráfico de linha no planilhas Google?

Gráfico.
  1. No computador, abra um arquivo no Planilhas Google.
  2. Clique duas vezes no gráfico que você quer alterar.
  3. À direita, clique em Configuração.
  4. Em "Tipo de gráfico", clique na seta para baixo .
  5. Escolha um gráfico na lista.

Como fazer um gráfico anual no Excel?

Criar um gráfico
  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.
  2. Clique na guia Inserir e depois na seta ao lado de Gráfico.
  3. Clique em um tipo de gráfico e depois clique duas vezes no gráfico que você deseja adicionar. ...
  4. No Excel, substitua os dados de exemplo pelos dados que você deseja plotar no gráfico.

Como fazer gráfico de meses no Excel?

Uma série de meses aparece nas células selecionadas. Digite os valores de dados para cada mês. Clique na guia "Inserir" na Faixa de Opções de comando. Clique na seta abaixo o tipo de gráfico preferido no " Charts " grupo.

Como escolher o gráfico mais adequado para determinada situação?

Para definir o tipo de gráfico mais adequado, é importante saber se você precisa mostrar uma distribuição, comparação, composição ou relação entre os dados. É importante considerar também que mais informações no mesmo gráfico podem enriquecer a leitura dos dados, trazendo um contexto.

Qual o melhor gráfico para porcentagem?

Gráfico pizza O gráfico de pizza é um dos tipos de gráfico mais usados e odiados de todos os tempos. Gráficos de pizza são usados para mostrar partes de um todo. Um gráfico de pizza representa números em porcentagens e a soma total de todos os segmentos divididos é igual a 100 por cento.

Como fazer um gráfico com muitos dados?

Como fazer um gráfico no Excel
  1. Insira os dados na sua planilha;
  2. Clique em uma das células;
  3. No menu do Excel, clique em Inserir;
  4. Escolha um formato de gráfico que mais agrada ou melhor se encaixa;
  5. O gráfico será criado automaticamente.

O que é um gráfico de colunas duplas?

Um gráfico de eixo duplo ou gráfico de múltiplos eixos usa dois eixos para ilustrar facilmente as relações entre duas variáveis ​​com diferentes magnitudes e escalas de medição.

Como fazer gráfico de duas colunas?

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D. Passo 3: O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.

Hoje, iremos aprender como criar um gráfico com dois eixos no Excel para comparar valores. A necessidade de criar um gráfico com dois eixos Y vem da existência de duas colunas com dados diferentes, mas que devem ser exibidos em um mesmo gráfico no excel.

Na tabela 1 temos um exemplo. Na coluna Venda temos o total vendido e na coluna Inadimplência temos o total de inadimplência que a venda gerou. Agora iremos apresentar os dados das Vendas e da Inadimplência no mesmo gráfico para comparar os valores. Vamos aos passos:

Passo 1:

Copie a tabela 1 em uma planilha do Excel. Estamos utilizando o Excel 2010, porém poderão também ser utilizadas as versões 2003 ou 2007.


Tabela 1

Passo 2:

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D.

Criação do gráfico

Passo 3:

O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.


Gráfico 1

Para criar o novo eixo Y, em primeiro lugar teremos que fazer com que a coluna inadimplência apareça. Para tanto copie o valor da célula C2 para uma célula vazia, em seguida altere o seu valor para 30.000 conforme a imagem. Não esqueça de mudar o tipo de percentual para valor para que possa aparecer o gráfico.


Gráfico 2

Passo 4:

Clique com o botão direito sobre a barra da inadimplência(vermelha) e clique na opção Formatar Série de Dados, em seguida selecione a opção Plotar Série no e altere para Eixo Secundário.


Eixo Secundário

Passo 5:Após fechar a tela de Formatar Série de Dados, clique na coluna vermelha, clique com o botão direito e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico, mude para um gráfico de sua preferência, no nosso caso foi selecionado um gráfico de linha com marcadores.

Alteração do gráfico

Passo 6:

Retorne o valor da célula C2 que havia sido reservado e você terá o gráfico com dois eixos Y.

Gráfico com dois eixos Y

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo: