Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

Entre a queda do dente de leite e o nascimento total do permanente existe um período fofo em que a criança fica "banguelinha". No entanto, essa fase não pode durar muito, pois uma longa espera pelos novos dentinhos pode ser sinal de que algo de errado está acontecendo na boca do seu filho.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro
Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

Segundo a odontopediatra Andreza Monteiro Fernandes, a fase banguela deve durar entre 1 e 3 meses. “Após os três meses de espera, recomenda-se procurar um especialista para que ele examine a situação e esclareça a se ela está normal ou se necessita de algum tratamento”, diz. 

Preguiça, trauma e dente extra

Quando um dente permanente demora a nascer pode ser que algumas coisas estejam acontecendo. A mais simples delas é quando o dente está na gengiva, mas só está com um pouco de “preguiça” de aparecer. 

O permanente também demora para dar as caras quando o dente de leite cai muito cedo por causa de uma cárie ou um trauma. “Mesmo com essa queda antecipada, o permanente só vai nascer na hora certa”, diz a especialista. 

Ainda falando de traumas no dente de leite, dependendo da época e do tipo de choque, o dente permanente pode ser deslocado e impedido de nascer. “A presença de um dente extra no osso também pode ser um motivo para esse atraso. Ainda há casos de ausência congênita do dente permanente, que geralmente é hereditário e por fim, o dente pode estar em outro local da boca e só será localizado com exames de imagem”, diz a especialista. 

Problemas futuros

É importante que se diga que, em qualquer uma dessas situações, o odontopediatra deve ser consultado o mais rápido possível, pois tratamentos precoces têm mais chances de sucesso.

“A ausência prolongada de um dente permanente pode levar a problemas de convívio sociais, esqueléticos (o osso próximo ao dente só cresce na presença do dente), problemas oclusais e ortodônticos (mau posicionamento dentário), mastigatórios, problemas estéticos, dentre outros”, diz Andreza.   

Presente, mas não nasce

Como as causas são muitas, os tratamentos também diferenciam. Fazer um corte na gengiva para facilitar o nascimento do dente preguiçoso, puxar o dente com aparelho ortodôntico para o local certo ou fazer uma cirurgia para a remoção do dente extra são alguns dos tratamentos mais comuns para quando o dente está presente e não nasce.

“Nos casos em que há a ausência do dente, o paciente necessita de tratamento ortodôntico e acompanhamento até o final do crescimento de todos os dentes para fazer a substituição com implante dentário”, diz Andreza. 

Acompanhamento desde cedo 

Para Andreza, a saúde está voltada para a prevenção. “A primeira consulta ao odontopediatra deve ser feita ainda na gestação ou antes do nascimento dos primeiros dentes. Nela, todas as dúvidas deverão ser esclarecidas e as orientações sobre higienização e alimentação serão passadas para os pais no intuito de prevenir as doenças bucais nos bebês”, diz a especialista.  

Fazendo acompanhamentos periódicos é possível prevenir problemas futuros e permitir que a criança estabeleça uma relação tranquila e de confiança com o profissional, crescendo sem traumas. 

“Bons hábitos são adquiridos desde pequeno. O ideal é que as visitas preventivas aconteçam a cada fase da vida de seu filho, de acordo com os critérios e frequência estabelecidos pelo dentista de sua confiança”, diz Andreza.  

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

Já não é segredo algum que a ciência busca, à sua maneira, ajudar na resolução de determinados problemas na vida das pessoas. E uma dessas iniciativas veio à tona recentemente, por meio de um estudo publicado na Science Advances. Trata-se de um experimento cuja proposta é fazer com que os dentes que já caíram voltem a crescer, algo que revolucionaria completamente a odontologia.

Criado por cientistas da Universidade de Kyoto e da Universidade de Fukui (Japão), o tratamento envolve anticorpos monoclonais e estimula o organismo a desenvolver novos dentes. A ideia, basicamente, é proporcionar uma maneira de regenerar dentes perdidos na idade adulta ou mesmo desde a infância, por causa de alguma doença.

Mas o que acontece é que os genes que influenciam o crescimento dos dentes têm impactos de longo alcance no desenvolvimento de todo o corpo, e algumas das primeiras tentativas do tratamento causaram mais defeitos congênitos em ratos de laboratório.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro
Dentes de roedores em suas respectivas mandíbulas e maxilas (Imagem: Reprodução/Murashima-Suginami/Universidade de Kyoto)

Eventualmente, a equipe descobriu que o bloqueio de um gene chamado USAG-1 levou ao aumento da atividade da proteína morfogênica óssea (BMP), uma molécula que determina quantos dentes devem crescer, e permitiu que ratos de laboratório regenerassem o que faltava.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro
Cientistas da Universidade de Kyoto e da Universidade de Fukui desenvolvem tratamento para fazer dentes nascerem de novo (Imagem: Amir Esrafili/Unsplash)

Vale ressaltar que depois de testar nos ratos, os pesquisadores passaram a fazer testes com furões, que têm os dentes mais parecidos com os de humanos. Nesse último caso, o tratamento funcionou, também.  “Os furões são animais com padrões dentários semelhantes aos humanos. Nosso próximo plano é testar os anticorpos em outros animais, como porcos e cães", revelou o principal autor do estudo, Katsu Takahashi, durante um comunicado.

Isso significa que em curto prazo teremos um tratamento para fazer dentes voltarem a crescer? Não. Ainda há um longo caminho a percorrer antes que eles cheguem aos testes em humanos. Entretanto, o sucesso contínuo nos próximos testes seria um sinal promissor para o futuro de um tratamento que mudaria os rumos da odontologia.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro
Se tem um período que a gente sofre, padece, quase enlouquece é no nascimento dos dentes dos pequenos. Aqui em casa, tivemos dias bem complicados, com o Léo dormindo mal, não querendo comer e passando 24h por dia irritado (e irritando quem estivesse por perto, é claro!).

E aí, quando passamos por esses momentos de provação do nosso amor materno (risos!), não vemos outra alternativa a não ser ir atrás de dicas e macetes para aplacar esse sofrimento todo dos nossos pequenos (e nosso também).

Como encontrei algumas dicas bacanas, de remedinhos caseiros e super seguros para ajudar nessa fase desafiadora, resolvi compartilhá-los aqui com vocês. Espero que  gostem e que eles sejam bastante úteis. Depois compartilhem aqui, nos comentários, o que vocês costumam fazer para ajudar nesse período de nascimento dos dentes. Com certeza, será muito útil para outras mamães.

1. Se o seu filho costuma usar chupeta, essa pode ser uma boa alternativa. Primeiro aperte a chupeta até sair todo o ar de dentro dela. Depois mergulhe num recipiente com água para que a chupeta “sugue” a água. Por fim, coloque no congelador e depois ofereça para o bebê quando ela estiver congelada.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

2. Dê colheres de silicone para o bebê mastigar. O ideal é que sejam colheres de cozinha, pois são mais largas e não há o risco do bebê empurrar até a garganta. Elas ajudam a “coçar” a gengiva e acalmar a irritação.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

3. Ofereça alimentos duros, como cenoura, para a criança mastigar. Ou, então, ofereça alimentos congelados. O ideal é oferecer frutas e legumes, como banana, melão, pepino, etc… Quando congelados, além de coçarem a gengiva eles tem um pouco de efeito anestésico.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

4. Se você ainda amamenta, ofereça picolé de leite materno. Basta congelar um pouco de leite em forminhas de picolé. Eles vão se divertir mordendo o picolé e por estar congelado e ser duro vai ajudar a acalmar a irritação da gengiva.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

5. Faça massagem na gengiva com seu dedo envolto em gaze embebida em chá de camomila gelado. A massagem ajuda a “coçar” o local, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e o geladinho da gaze tem um pouco de efeito anestésico.

Como fazer o dente crescer mais rápido caseiro

Veja outros posts similares:

E confira, nesse vídeo, meu relato sobre o nascimento dos dentes dos meninos (como foram as coisas por aqui):

O Macetes de Mãe também está no Instagram! Clique aqui para nos seguir (@macetesdemae).