Como fazer comparação entre combustíveis

Você já chegou até o posto de gasolina e se questionou sobre a diferença entre todos os tipos de combustíveis que existem? Até mesmo os motoristas que estão habituados a abastecer o veículo com gasolina aditivada não sabem exatamente quais são os benefícios em relação à gasolina comum.

Além desses tipos de combustíveis, ainda existem a gasolina podium e premium, o GNV e álcool. Com tantas alternativas, é muito importante buscar mais informações sobre os benefícios de cada uma delas, não é? Essa pode ser uma ótima forma de gerar uma economia financeira e cuidar bem do seu carro.

A seguir, veja quais são as diferenças entre os principais tipos de combustíveis. Confira.

Diferenças entre os principais tipos de combustíveis

A melhor forma de entender as diferenças entre os principais tipos de combustíveis é analisar melhor quais são as características de cada um deles. É exatamente isso o que veremos logo a seguir:

Gasolina comum

Como o nome indica, a gasolina comum tem uma composição mais simples que os demais tipos de combustíveis. Trata-se de uma gasolina que não possui nenhum tipo de aditivo que impeça a formação de resíduos carbônicos no interior do tanque de combustível, bomba, tubulações, válvulas e válvulas injetoras.

A octanagem da gasolina comum é de 87, e existem diversos carros que recomendam o uso da gasolina comum para maximizar a sua potência. O principal benefício notado pelos motoristas que optam pela gasolina comum é o seu preço inferior aos demais tipos de gasolinas.

Gasolina aditivada

A gasolina aditivada tem a mesma octanagem da comum, ou seja, 87 unidades. O diferencial deste tipo de combustível é o uso de aditivos detergentes e dispersantes químicos que contribuem com a limpeza dos bicos injetores e outros componentes que estão em contato com o combustível – além de ajudar na redução de atrito.

Gasolina premium

A gasolina premium também utiliza os aditivos para limpeza da aditivada, mas tem como seu grande diferencial a octanagem de 91 unidades e um poder calorífico ligeiramente maior.

Por ter menos álcool em sua composição, esse tipo de combustível é recomendado para motores de alta performance – como nos carros superesportivos importados, nas grandes motos de alto desempenho ou em lanchas esportivas.

Gasolina podium

A gasolina podium tem um poder ainda maior que a gasolina premium. A sua octanagem chega a 97 unidades e possui um teor de enxofre mais baixo que as demais – sendo a mais limpa de todas. A sua utilização também é recomendada para veículos de alta potência.

Álcool

O álcool é um combustível ecológico e alternativo que pode ser utilizado por muitos modelos de carros usados no Brasil. Entre os benefícios desse tipo de combustível estão o fato de que o seu uso não suja e nem contamina o sistema de alimentação  – oferecendo uma boa durabilidade a todos os seus componentes.

Além disso, o preço do álcool é inferior ao da gasolina. Porém, isso ocorre porque os veículos costumam consumir cerca de 30% a mais com álcool para percorrer a mesma distância. Ou seja, é preciso fazer um cálculo de custo-benefício para ver quando compensa o uso do álcool para economizar.

GNV

Por fim, também existe a possibilidade de usar o GNV (Gás Natural Veicular). Trata-se do uso do mesmo gás natural usado em residências, comércios e indústrias, mas aplicado sob alta pressão em veículos, através de cilindros especiais.

Essa é uma alternativa que ganhou popularidade por ser mais econômica que gasolina ou álcool, além de ser muito menos prejudicial ao meio ambiente. Porém, para começar a usar o GNV, é necessário instalar o kit gás no veículo – o que pode custar em torno de R$4 mil.

Qual é o melhor tipo de combustível?

Não existe um melhor tipo de combustível. Essa decisão varia de acordo com vários fatores: modelo de carro, relação entre potência e economia, preços atuais dos combustíveis, hábitos do motorista, entre outros.

Enquanto o GNV pode ser uma ótima alternativa para um taxista que utiliza constantemente o veículo, para uma família que usa o carro somente nos fins de semana pode não compensar a instalação do kit gás. Além disso, também é uma ótima ideia consultar o manual do proprietário do seu carro para verificar quais são as recomendações sobre os tipos de combustíveis.

Flexibilidade: a palavra-chave para o motorista

Depois de conhecer melhor os principais tipos de combustíveis você tem todas as condições de escolher a melhor alternativa para o seu veículo. Nesse momento, os carros flex saem na frente por conta da possibilidade de variar o combustível usado conforme as necessidades do motorista.

Além de ajudar na escolha do combustível, a flexibilidade também é fundamental no momento de trocar de carro. A NoxCar tem a flexibilidade como um dos seus pilares de atuação, buscando sempre conhecer as necessidades de nossos clientes para melhor atendê-los.

Você já conhecia as diferenças entre os tipos de combustíveis? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site e até a próxima!

Your browser isn’t supported anymore. Update it to get the best YouTube experience and our latest features. Learn more

Remind me later

Os combustíveis são todas as substâncias químicas que, ao reagirem com o oxigênio (O2), sofrem um fenômeno químico denominado de combustão, liberando certa quantidade de energia na forma de calor. Veja um exemplo de representação química da queima de um combustível:

X + O2 → CO2 + H2O

Toda queima de um combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), mas os produtos originados sempre variam de acordo com o combustível utilizado. Veja alguns exemplos:

  • Gás carbônico

  • Monóxido de carbono

  • Dióxido de enxofre

  • Óxido de ferro

a) Origem dos combustíveis

Os combustíveis, de uma forma geral, podem ter diversas origens, como:

b) Classificação e tipos de combustíveis

1o) Renovável ou não fóssil: Trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. Alguns exemplos são:

  • Água

  • Etanol

  • Metanol

  • Biodiesel

  • Madeira


A plantação de cana-de-açúcar é um recurso renovável

2o) Não renovável ou Fóssil: Trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. Alguns exemplos são:

c) Estados físicos dos combustíveis

1o) Sólido: Combustível que é utilizado, por exemplo, em motores de combustão externa, na forma de um pó bastante fino. Alguns exemplos de combustíveis sólidos são a madeira e o carvão;

2o) Líquidos: Combustíveis ideais, por exemplo, para o uso em motores de combustão interna. Boa parte dos combustíveis nesse estado físico é obtida a partir da destilação do petróleo. Alguns exemplos são:

  • Álcool

  • Gasolina

  • Óleo diesel

3o) Gasosos: São combustíveis utilizados em câmaras internas, por exemplo. Geralmente são misturas de duas ou mais substâncias gasosas. Alguns exemplos são:

  • Metano

  • Hidrogênio

  • Gás natural

Os textos dispostos mais abaixo abrangem todo o universo ligado aos combustíveis. Não deixe de conferir!

Última postagem

Tag