Como estudar o alcorão

Em suas mãos uma análise lingüística bíblica e do Alcorão dos textos da Torá (Dt 6.4), do Novo Testamento (Marcos) e do Alcorão (112).1), de forma comparativa e não confessional, você encontrará os avanços das últimas pesquisas em idiomas modernos e análises da Torá (תּוֹרָה), do Evangelho (εαγγέλιον) e do Alcorão (القرآن) em seus idiomas originais, assim como seus manuscritos, traduções e interpretações.
A análise começa com o exame da crítica textual completa do texto em que cada verso está enquadrado nas línguas hebraica, grega e latina,
utilizando os manuscritos bíblicos mais antigos e mais conhecidos.
Você então mergulhará na análise léxica e sintática como se estivesse
estudando em uma Yeshiva judaica (ישיבה), um scriptorium medieval ou uma Madrasa Islâmica (مدرسة), estas análises incluem estatísticas dentro de cada capítulo ou livro bíblico e, para o texto do Alcorão, terão uma análise léxico-sintática, todas traduzidas diretamente do idioma árabe.
Você estudará o
livro de Deuteronômio, o Evangelho segundo Marcos, juntamente com o surah 112 do texto do Alcorão, de forma comparativa e não-confessional, você encontrará os últimos avanços das pesquisas em línguas modernas e análises da Torá (תּוֹרָה), do Evangelho (εὐαγγέλιον) e do Alcorão (القرآن) em suas línguas originais.
Neste livro você encontra
ferramentas práticas para estudos bíblicos e do Alcorão, e investigações de exegese bíblica e interpretação do Alcorão dentro de cada cultura, língua e Tradição, que você não encontrará em outros livros.
O autor é

licenciado em Filosofia, Teologia Islâmica e Filologia Árabe, é Mestre Pontifício em Teologia Católica e é Doutorando em Ciências Religiosas.ÍndiceIntrodução. 1Sobre a Coleção "Interpretação da Bíblia e do Alcorão". 2Análise crítica do texto. 3Delimitação do texto. 3Análise crítica textual de Dt 6.1-9. 3Análise crítica textual de Mk 12.28-34. 15Análise Lexicográfica, sintáctica e estatística. 29Análise Léxica Dt 6.4. 30Análise lexical Mk 12.29. 49Análise lexical Alcorão 112.1. 66Análise lexicográfica geral 67قُل. 67هو. 68الله.. 69إله. 69أحد 69Análise semântica. 72Análise semântica do Dt 6.4. 72Na raiz שמע. 72Formas verbais radiculares. 74Substantivos derivados das raízes. 76Ocorrências verbais no modo imperativo 77Análise conceitual 96Análise semântica Mk 12.29. 105Análise semântica Alcorão 112,2. 111Sobre o nome e conteúdo do surah. 124Bibliografia. 130Software bíblico e de Alcorão. 152Bibliografia em árabe. 152Dicionários em árabe. 152Comentários do Alcorão. 154Apêndices. 159Informações sobre o manuscrito e a versão. 159Manuscritos unilaterais. 159Manuscritos minúsculos. 161Evangelhos em latim antigo. 162Siglas e transliterações. 164

Índice. 173

Alcorão- A Palavra (Fala) de Allah, sua superioridade sobre as palavras (fala) das criações é semelhante à superioridade de Allah sobre Suas criações, e ler o Alcorão é uma das melhores atividades para uma pessoa. Há muitas virtudes em estudar o Alcorão e ensiná-lo aos outros:

Recompensa por ler o Alcorão: O Profeta ﷺ disse: “Quem lê uma letra do Livro de Allah, uma boa ação será registrada, e a recompensa por fazer boas ações aumenta dez vezes” (At-Tirmidhi).

Outro hadith diz: Uma vez o Mensageiro de Allah ﷺ perguntou a seus companheiros: - “Quem quer ir para Buthoy ou Alik ( assentamentos localizado próximo à Medina. - Aproximadamente. auth.) e, sem brigar com ninguém, sem pecar, voltar com dois grandes camelos? Os companheiros responderam: "Oh Mensageiro, todos nós queremos!" Então o Profeta disse: “Então por que você não vai à mesquita e aprende dois versículos do Livro de Allah ou o reverencia? É melhor para Ele do que um camelo. Se você ler três versos, eles são melhores que três camelos, quatro - quatro, não importa quantos versos você leia - todos são melhores que camelos ”(Abu Dawood, Muslim).

Recompensa por aprender o Alcorão: O Profeta ﷺ disse: "O melhor de você é aquele que aprendeu o Alcorão e o ensinou aos outros"(Al Bukhari).
Virtudes de estudar o Alcorão, memorizá-lo de cor e lê-lo de acordo com todas as regras: O Profeta ﷺ disse: “Quem lê o Alcorão, sabendo-o de cor, está com mensageiros nobres e obedientes (anjos), e quem lê o Alcorão com dificuldade e ao mesmo tempo faz grandes esforços (desejando lê-lo corretamente), uma dupla recompensa o espera ”(Al-Bukhari e Muslim).

Como começar a memorizar as suras do Alcorão?

1. Intenção sincera. Certifique-se de que você pretende apenas por causa de Allah, Seu prazer, a fim de ser recompensado por Sua misericórdia. Não há necessidade de exibir ou memorizar o Alcorão para mostrar.

2. Você precisa aprender a ler o Alcorão Sagrado com a pronúncia correta, bem como de acordo com as regras do tajwid. Se uma pessoa pode ler uma página fluentemente e ao mesmo tempo corretamente (entenda-se que se a página for difícil, ela pode lê-la em 1,5 minutos, e se for fácil, em 1 minuto), ela pode começar a hifz (memorizar o Alcorão) com confiança. Mas, se o estudante ainda não lê o Alcorão fluentemente, é indesejável que ele comece imediatamente o hifz, pois pode encontrar grandes dificuldades. Em muitos casos, esses alunos não terminam seus estudos, exceto aqueles que têm um desejo muito forte de aprender.

3. Constância. Quanto mais você memorizar os versículos, mais fácil será o processo de memorização. É muito importante não perder um único dia. Não há feriados no culto. No mínimo, se você não tiver tempo, aprenda de 3 a 5 linhas por dia. Se você for consistente, insha Allah, você pode se tornar um hafiz em 5-6 anos.

4. Atmosfera. Retire-se para um lugar calmo para que você possa se concentrar apenas no Alcorão e não se distrair com pensamentos estranhos. Desligue objetos que distraem (como telefones celulares, TV, etc.)

5. Memorize os versículos com significado: leia a tradução antes de começar a aprender o versículo, entenda o significado do que está escrito.

6. Antes de memorizar, é útil ouvir o versículo que você deseja memorizar. Isso o ajudará a superar problemas de pronúncia e melhorar a qualidade de sua memorização.

7. Leia em sua oração diária o que você aprendeu. Se você esquecer uma peça, você corrigirá imediatamente seu erro olhando para o Alcorão e nunca mais cometerá esse erro novamente.

8. Manter bom professor(amigo, familiar) que tem conhecimento das suras. O problema mais grave nesta grande obra é a falta de vontade por parte do discípulo. Neste caso, o resultado final dependerá da experiência do professor. Ter um mentor experiente é muito importante, então comece seu treinamento procurando um professor. Deixe-o verificar seus versículos memorizados todos os dias. Ou teste um ao outro com uma pessoa que também aprende o Alcorão.

9. Leia as suras em voz alta. Ler em voz alta ajuda não apenas a falar, mas também a ouvir a si mesmo.

10. Dua. Peça a Deus para tornar mais fácil para você memorizar o Alcorão.

Claro, todo mundo quer ser um hafiz forte. Para atingir seu objetivo, você deve seguir algumas regras.

Dadas as capacidades de sua memória, todos devem escolher por si mesmos o método apropriado de memorização, por exemplo: Leia a página do início ao fim em uma linha e, assim, memorize. Aprenda um versículo, depois o segundo, junte-os, depois o terceiro e assim por diante. Aprender por palavras, ou seja, aprender uma palavra, depois a segunda, ligando-as até completar o verso. Divida a página em três ou quatro partes, aprenda-as separadamente e depois junte-as. Aprenda a página a partir do final, ou seja, primeiro memorize o verso mais baixo, depois o próximo e conecte os versos aos poucos até chegar ao topo. Lembre-se escrevendo.

Memorizar ouvindo, ou seja, escolher um leitor e, ouvindo sua gravação muitas vezes, tentar memorizar. Principalmente as pessoas com deficiência visual recorrem a esse método.

Quanto à memorização lendo uma página do começo ao fim, uma página memorizada dessa maneira deve ser lida cem, cento e cinquenta ou mais vezes. Em geral, será melhor se o professor hafiz escolher o método de preparação das aulas para o próprio aluno. E, em geral, somente sob o controle estrito do professor, o aluno atinge o objetivo pretendido mais rapidamente. O segredo para uma página bem aprendida é a repetição constante - quanto mais você ler a página enquanto a memoriza, mais você a conhecerá.

Se você, tendo aprendido uma página ou pelo menos meia página, pode lê-lo de cor sem hesitação ou lê-lo lentamente, pronunciando cada letra, então saiba que você memorizou bem, você pode continuar memorizando com confiança e não se preocupe - tal hifz não será facilmente esquecido.

Não se preocupe se você tiver uma memória fraca, porque em instituições educacionais na formação de hafiz, nove em cada dez alunos têm memória abaixo da média. Além disso, não se preocupe com o fato de que você não pode recitar imediatamente a página que acabou de aprender de cor, porque muitos precisam de uma noite ou até dois dias para que a sura memorizada seja fixada, e isso é normal. Para a maioria dos alunos, a memória só é revelada após memorizar ¼ do Alcorão, e para alguns não é revelada até o momento em que metade do Alcorão é memorizada.

Então não se preocupe amigo - você pode se tornar um hafiz! Peça a Deus Todo-Poderoso por isso e seja sincero. Um homem!!!

Passando muito tempo em um dos países árabes, muitas pessoas querem aprender a falar árabe, se comunicar com a população local e entender o que está acontecendo ao seu redor. Ou seja, dominar o idioma em um nível de conversação. Você não precisa de todas as sutilezas da linguagem, você só precisa se comunicar em um nível casual. E então surge a pergunta Preciso aprender a ler árabe?

Isso requer observar cada palavra, ligar palavras e comparar. Deixe-me usar as palavras "Analfabetos" e "Pastor" para ilustrar seus significados de acordo com o Alcorão Beneficente, bem como a metodologia. Então pergunte àqueles a quem o Livro é dado e àqueles que são analfabetos: "Você também obedecerá a Deus?" Se eles se tornarem muçulmanos, eles serão devidamente orientados, mas se eles retornarem, você não precisa se preocupar, porque sua única responsabilidade é transmitir a Mensagem.

Aqui temos "aqueles a quem o Livro foi dado" que são judeus e você pode ler os versículos anteriores para maiores esclarecimentos. Então temos "aqueles que são analfabetos" que são árabes que não receberam o "Livro" Divino. Mais passagens que ilustram mais claramente a diferença.

Claro, você pode escrever as palavras e expressões que você ouve em um pedaço de papel em letras russas. Isso será suficiente se você só precisar perguntar o preço na loja ou explicar ao taxista para onde levá-lo. Mas se você quiser contar alguma coisa, depois da terceira frase, os árabes perderão o fio e deixarão de entender você. Qual é o problema?

Outro aya muito importante que explicou aos judeus a origem da profecia final, que será de um profeta "analfabeto", ou seja, ele não será um dos judeus. E quem irá livrá-los de seus fardos e dos grilhões que estavam sobre eles na Torá, como a lei do olho por olho, bem como para outras, o que definitivamente não é para os propósitos desta resposta.

Portanto, a palavra "analfabeto" no Alcorão não se refere a pessoas que não sabem escrever, mas sim a pessoas que estão afastadas dos "Livros" Divinos. Se os árabes eram realmente analfabetos, como entendemos o que Alá quis dizer, quem então escreveu as cartas que o profeta Maomé enviou aos líderes dos impérios bizantino e persa? Quem então escreveu o tratado entre muçulmanos e judeus em Medina? Quem então escreveu os "Versos Suspensos" Sete "Muallakat" que estavam pendurados na Caaba, que precedeu o Islã?

O fato é que o ouvido europeu não capta muitos sons árabes. Nós simplesmente não ouvimos a diferença entre todos esses X, K e alguns A. Mas deixe você assegurar que os árabes também não ouvem a diferença entre nossas letras familiares. Para eles, Victoria e Victoria são a mesma coisa.

Por exemplo. Duas meninas Lena e Lina estão andando. Conheça um jovem. Ele gostou de um deles. Mas ele não consegue explicar qual só dizendo o nome dela. Ele terá que descrevê-la. Você sabe por quê? Para ele, essas garotas têm exatamente os mesmos nomes! Aliás, meu nome é Lana, também da mesma série. Apesar do fato de eu ter enfatizado A, eles me chamavam de Lena ou Lina. Só ajudou quando comecei a pronunciar A com uma leve respiração, como ع (como a letra ain).

"Pastor" ou "Rai" é traduzido de "راع" no Alcorão Misericordioso. O líder do povo é o guardião e é responsável por seus súditos. Uma pessoa é o guardião de sua família, e ele é responsável por eles. A mulher é a guardiã da casa do marido e dos filhos dele, e ela é responsável por eles.

Alfabeto árabe. Como memorizar letras árabes várias vezes mais rápido

O servo de um homem é o guardião da propriedade de seu senhor, e ele é responsável por ela. Isso significa que "Pastor" usado por Sahih Bukhari também significa uma pessoa de autoridade. Então o Profeta Mohamed foi o Pastor e Companheiro, que Allah os abençoe por tudo o que fizeram foi seu rebanho. O Alcorão não usa a palavra "Pastor" nesta metáfora e na verdade a usa como significa regularmente.

A mesma coisa acontece quando tentamos pronunciar o que escrevemos em letras russas. Desde que nossa comunicação consista em várias frases e seja claro do que se trata, então está tudo bem. Mas se você tentar dizer alguma coisa, depois da terceira frase, os árabes perderão o fio da conversa e não entenderão mais o que está sendo dito.

Isso ocorre porque todas as palavras árabes consistem em três letras raiz e, se essas letras forem pronunciadas incorretamente, o significado será perdido. Portanto, é muito importante aprender a distinguir entre eles. É por isso que, se você deseja uma comunicação completa, é melhor aprender a ler e memorizar as palavras escritas em árabe.

Aqui temos em mente a palavra “pastor”, que significa exatamente o que os pastores impediram que as duas mulheres que o profeta Moisés encontrou saíssem da água. Aqui uma palavra que o tradutor não conseguiu traduzir, como hadiths anteriores que são considerados precisos pelos muçulmanos, vai contra o comando deste muito claro Ay. A palavra "Raina", traduzida da palavra árabe "راعنا", é a mesma palavra para "Pastor". Portanto, a ordem aqui é clara, não fale, pastor, mas observe e ouça. Isso ocorre porque não somos ovelhas lideradas por um pastor que eventualmente nos venderá e nos matará quando estivermos vivos e prontos, mas seres vivos inteligentes que observam o mundo ao nosso redor e ouvem os mandamentos de Allah.

Aprender a ler é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa.

Para quem está pensando em começar a aprender árabe, o mais difícil parece ser que você precisa ler da direita para a esquerda. Mas esta é apenas a parte mais fácil. E eu vou provar isso para você agora. Leia as frases a seguir da direita para a esquerda.

UMA RAPOSA, ELE É INTELIGENTE. O RATO TROUXE QUEIJO PARA ELE.

Em outro, Aya Allah nos lembra dos judeus que deturparam esta mesma palavra de seu uso correto em seu Livro. A prova do que Allah está dizendo aqui pode ser encontrada no Novo Testamento. É por isso que não basta saber árabe para entender o Alcorão Misericordioso, mas também devemos aprender como cada palavra é usada observando cada palavra, ligando palavras e comparando.

Escolha o melhor horário e local para você

Obrigado por sua pergunta e por entrar em contato com Ask About Islam. Primeiro, em relação à recompensa, a resposta é: Não! Para explicar, ler o Alcorão em árabe tem uma recompensa de um Chananat para cada letra lida, onde um Chananat é uma recompensa por uma boa ação. Como um verdadeiro hadith em At-Tirmidi diz.

SIM, PROCURE UM TÁXI - INFERNO!

O SINO DA LUA Mergulhou

LYOSHA ENCONTROU UMA CAMA NA PRATELEIRA.

Aqueles que já começaram a aprender enfrentam as seguintes dificuldades :

  1. NO árabe sem vogais - todas as 28 letras são consoantes. Como saber qual vogal pronunciar?
  2. Todas as letras são iguais
  3. As letras mudam de ortografia dependendo de sua localização na palavra.

Vamos lidar com isso agora.

Quem lê uma carta do Livro de Allah, ele receberá uma recompensa. E essa recompensa será multiplicada por dez. Portanto, aumente sua leitura do Alcorão para obter essas virtudes e obtenha as seguintes virtudes. Ler o Alcorão em árabe, onde o árabe não é o primeiro leitor, tem uma dupla recompensa. Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela, diz que o Profeta disse.

É claro que quem lê o Alcorão com beleza, suavidade e precisão estará na companhia de anjos nobres e obedientes. Então meu irmão no Islã, não deixe Shaytan te dar qualquer desculpa como: eu não sou "árabe" ou "Esta não é minha língua". Este hadith é uma prova sólida contra tais sussurros. Dedique-se ao Alcorão, seja você árabe ou não! As desculpas foram eliminadas e o caminho foi aberto para você abraçar o Alcorão. E inshaAllah você encontrará um professor ou círculo de estudo para ajudá-lo.

Sim. Em árabe, todas as 28 letras são consideradas consoantes. Mas nem tudo é tão trágico. Porque o familiar A, O, E ainda assim existem, e se eles são claramente pronunciados, então eles são escritos. Aqueles que não são claramente audíveis não são escritos. Em diferentes dialetos, eles podem soar completamente diferentes. Mas o árabe clássico consegue permanecer inalterado precisamente pelo fato de que no Alcorão esses mesmos sons difusos são indicados. É muito mais fácil aprender a ler quando existem esses ícones especiais (vogais).

Ler o Alcorão em inglês é obviamente útil para entender a tradução e o significado do árabe. Isso é o que todo muçulmano deve fazer. Todo muçulmano tinha que ler e entender todo o Alcorão antes de morrer. Então não teremos desculpa de que "não sabíamos" quando nos perguntarem no Dia do Juízo.

O Alcorão é apenas o Alcorão em árabe, portanto, deve-se tomar cuidado para que ele tenha uma boa tradução ou acesso a um estudioso. A tradução é apenas a tentativa do homem de explicar a Palavra de Deus. Não basta ler e fazer sua própria interpretação. O Alcorão não é citado em uma tradução a menos que a tradução tenha sido verificada em árabe. Isso é feito para evitar erros não intencionais, desinformação e deturpações.

Portanto, ao escolher um curso de árabe, preste atenção Existem vogais nos textos. O fato é que quando os adultos compõem um curso para adultos, muitas vezes eles simplesmente não entendem como precisamos desses assistentes de voz. Aliás, quando estávamos compilando nosso curso do dialeto egípcio, o mais difícil foi apenas arranjar as vogais. Os árabes adultos sinceramente não entendiam por que isso era necessário. Então perguntamos a eles, como você aprendeu a ler na primeira série? Ao que eles sorriram e fizeram tudo certo.

De fato, meditar nos versículos de Allah é uma forma de adoração que nos aproximará de Allah Todo-Poderoso. Esta reflexão não é imprudente e errante, mas inclui o estudo do tafsir clássico dos versos estudados, pois este ficará a cargo do grande conselho de Ibnul-Qayyim. "Como pensar em um livro que um homem memorizou, e ele o expõe de tal maneira que pode entender o que seu autor pretende com ele."

De fato, o Livro de Allah não é um livro como os outros livros, é o eterno Discurso de Allah, e não algo criado. É um guia de estudo para a vida e a morte e o que está acontecendo. Merece um estudo muito cuidadoso, muito mais do que os discursos dos outros.

Você se lembra de como aprendeu a ler russo? Essa experiência nos ajudará ainda mais. Muito provavelmente, no início você tinha um alfabeto ou uma cartilha com imagens e memorizou as letras da melancia à maçã usando o método de associação. Então você aprendeu a somar as sílabas "ma-ma we-la ra-mu". E aí foi uma questão de prática: andando de mãos dadas pela rua com os adultos, você pulava de alegria se conseguisse ler o que estava escrito na placa. Você tinha livros ilustrados e letras grandes. Você movia o dedo ao longo da linha e acrescentava sílabas de letras, letras de sílabas.

Aprender a ler é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa.

Devemos saber o que o Profeta disse e como ele interpretou; e seus seguidores imediatos também como ele os ensinou, caso contrário podemos deixar a poluição através das eras das nuvens ou confundir nosso entendimento e nos fazer entender algumas coisas não pretendidas por Allah Todo-Poderoso e, portanto, nos desviarmos pensando que estamos adorando a Allah.

Meu irmão, no Islã, você deve saber que ele lê e medita no Alcorão, dedicando seu estudo regularmente, e sua "encarnação" traz grandes benefícios aqui e na outra vida. Então, vamos dar uma olhada em alguns deles para nos apegarmos mais firmemente ao Alcorão. Cada vantagem é uma inspiração para nós.

O mesmo pode ser feito agora. Memorize letras com associações. Por exemplo carta و (uau) é semelhante a uma orelha e lê como o ou u (árabes não ouvem a diferença).

Você pode memorizar letras, aprender a colocá-las em sílabas em apenas alguns dias. Nossos alunos completam o curso "Ler árabe é fácil se você souber" em 2-3 dias. Não recomendamos mastigar o estudo das letras por muito tempo, não analisando e verificando o que você já memorizou e o que não, mas prossiga imediatamente para praticar e usar uma folha de dicas no início (como na infância). Porque entender os princípios de leitura e memorização de letras, com nossa abordagem, assim como eles explicam para crianças pequenas na escola, não é difícil. Mas se você não praticar imediatamente, esquecerá tudo muito rapidamente, não importa quanto tempo gaste aprendendo.

De fato, o Profeta resumiu essa religião com sua declaração. Portanto, lendo e meditando no Alcorão, uma pessoa cumpre uma obrigação e é recompensada por isso. Ao cumprir esta obrigação, o Alcorão se torna uma prova para ele no Dia do Juízo! Então, se o Alcorão estiver na sua frente, ele o levará ao céu, se estiver atrás de você, ele o levará ao inferno. Precisamos pensar cuidadosamente sobre nossa posição com o Alcorão. Nós o negligenciamos, contradizendo-o, ignorando suas ordens e proibições, pensamos profundamente nisso?!

Será a nosso favor no Dia do Juízo Final? Pedimos a Allah que faça do Alcorão uma prova para nós e não uma prova contra nós neste dia. O Profeta disse: O Alcorão é um intercessor, algo dá permissão para interceder, e isso é legitimamente acreditado. Abu Umaam relatou o que o Profeta disse.

Nosso cérebro está tão organizado que tudo o que é desnecessário, não utilizado, é colocado de lado no canto mais distante e então é difícil encontrá-lo. Você definitivamente aprenderá a ler fluentemente se praticar. Mas, na verdade, você tem essa experiência mesmo sem mim - afinal, você também não começou a ler russo rapidamente. É importante começar e seguir em frente. Do fundo do meu coração desejo-lhe boa sorte e convido-o a se convencer da facilidade de dominar as letras árabes no exemplo das duas primeiras lições do curso do meu autor “Ler árabe é fácil se você souber”, que você pode Pegue de graça.

Faça dua para que Allah lhe conceda este conhecimento

Nos muçulmanos Sahih encontramos como "Umar ibn al-Khattab" entendia este princípio. Algumas pessoas começaram a perguntar a ele durante seu khilafah sobre a liderança de Meca, eles perguntaram: "Quem você está usando para governar Meca?" Ele disse: "Ibn Abzaa." Eles perguntaram: "E quem é Ibn Abzaa?" Umar respondeu: "Um escravo liberto daqueles a quem libertamos." E ele lhes respondeu: Verdadeiramente, ele é um leitor do Livro de Allah e ciente das obrigações dos muçulmanos.

Você não ouviu a declaração de seu Mensageiro: "De fato, Allah eleva algumas pessoas por este Livro e rebaixa outras." Uthman, que Allah esteja satisfeito com ele, disse o que o Profeta disse. Abdullah ibn Amr ibn al-Aas ouviu o Profeta dizer. Isto será dito ao companheiro do Alcorão: leia, levante e adorne sua voz, como você fez quando estava em dunya!

27 de setembro de 2016

Alfabeto árabe.Como memorizar letras árabes várias vezes mais rápido

O alfabeto árabe à primeira vista pode causar um monte de emoções - "que tipo de rabiscos são esses", "esses são algum tipo de hieróglifos", "sim, nunca vou me lembrar disso", "para aprender como ler e escrever aqui com esses crachás, são necessários muitos dias de trabalho duro ”... e assim por diante.

É muito importante para um muçulmano ler o Alcorão. Há benefícios adicionais ao ler o Alcorão em árabe. A melhor prática é reservar um tempo para ler o Alcorão todos os dias, ler árabe e, se você não entender árabe, ler a tradução em seu próprio idioma. Além disso, deve-se tentar encontrar um estudioso ou círculo de estudo para melhorar sua compreensão do Alcorão.

Espero que isso ajude a responder a sua pergunta. Salam e por favor mantenha contato. Minhas lembranças mais antigas e preciosas giram em torno de minha família e do Alcorão. Minha experiência foi extraordinária. O "Alcorão" é o núcleo da visão de mundo islâmica - a base das reivindicações proféticas de Maomé, a base da sharia, "lei" e o denominador comum entre todos os muçulmanos. É o livro mais lido do mundo e, para os muçulmanos, é a coisa mais próxima do Verbo feito carne.

Para ser honesto, essa atitude em relação ao alfabeto árabe é compreensível - é tão diferente do alfabeto latino usual, e até os árabes escrevem da direita para a esquerda, como uma pessoa pode descobrir? De jeito nenhum!

Na verdade, qualquer novo fenômeno pode ser dominado rapidamente se você o abordar pelo caminho mais curto. E hoje vou compartilhar com vocês uma parte da metodologia do centro RUSARA para memorizar rapidamente as letras árabes. Nós o usamos com sucesso em fluxos onde ocorre o aprendizado da leitura e da escrita em árabe.

Primeiro, o Alcorão não foi feito para ser lido como um livro. Quando Maomé estava vivo, não havia livro escrito em árabe. O que os primeiros muçulmanos conheciam como "Alcorão" eram "recitações litúrgicas curtas". Após a morte de Muhammad, todas essas exposições foram compiladas em um livro que chamamos de Alcorão, e isso explica por que muitos que tentam ler o Alcorão ficam confusos e frustrados. Não é para ser lido como a Bíblia.

Isso leva ao meu segundo ponto: o Alcorão contém apenas uma pequena parte da visão de mundo muçulmana. Alguns hadiths até trazem versos do Alcorão "cancelados" ou cancelados, dependendo de qual imit os interpreta. Assim, um sistema complexo de tradições seculares, líderes autoritários e ramos teológicos interagem com Kor para formar o Islã.

Então, em primeiro lugar, quero tranquilizá-lo imediatamente - alfabeto árabe não consiste em hieróglifos ou rabiscos, mas em letras, cada uma das quais denota seu próprio som. Ponto!

Em seguida, observe a imagem expandida do alfabeto árabe. Contamos letras. Quantos? 28 peças. Já 5 a menos do que no alfabeto russo. Mas o principal não é nem o número de letras, mas sua qualidade. Vamos dar uma olhada mais de perto nas letras. Você não acha, queridos amigos, que alguns deles são muito semelhantes entre si, diferindo apenas nos pontos acima ou abaixo?

Esse recurso do alfabeto árabe nos ajudará. Nossa primeira tarefa é lembrar a aparência e o nome das letras. Isso é muito mais fácil de fazer se você não aprender todas as letras seguidas, mas dividir o alfabeto em "grupos" de letras semelhantes entre si.

Eu mostro em um exemplo ao vivo:

  • Eu pego as três primeiras letras semelhantes e as separo em um grupo separado.


Como estudar o alcorão

  • Depois disso, pego as próximas letras e também formo um novo agrupamento a partir delas, e assim sucessivamente, até o final.


Como estudar o alcorão

Boas notícias- as letras que selecionamos em grupos seguem umas às outras alfabeticamente, então não há necessidade de misturá-las e arrastá-las, para que você possa fazer tudo de forma rápida e clara.

E aqui está o que você precisa fazer agora para memorizar rapidamente as letras.

1. Imprima o alfabeto ou encontre o seu próprio 2. Desenhe cores diferentes em torno de grupos de letras semelhantes entre si

3. Lembre-se da aparência e do nome das letras, começando pelo primeiro agrupamento.

Isso é fácil de fazer, pois temos 4-5 letras em um grupo e, mesmo que você trabalhe com um grupo por dia, em no máximo uma semana você dominará todo o alfabeto árabe.

O Alcorão e a Sunnah contêm muitos textos que incentivam a memorização do Alcorão de cor, explicam a superioridade dos especialistas do Livro de Allah sobre outros crentes, apontam as virtudes de aprender o Alcorão e ensiná-lo para outros. Allah Todo-Poderoso facilita a memorização de Suas Escrituras para aqueles que sinceramente se esforçam para isso por causa de Seu prazer e na esperança de receber Sua recompensa: “ Tornamos o Alcorão fácil de lembrar. Mas há comemoradores?” (Sura 54 “al-Qamar = Lua”, versículo 17).

Seguindo as instruções do Alcorão e da Sunnah, os companheiros do Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, memorizaram o Alcorão e trataram respeitosamente os especialistas do Alcorão. Muitos dos Companheiros, seus seguidores e estudiosos islâmicos dedicaram suas vidas ao estudo e divulgação do Livro de Allah. Eles transmitiram a tradição de ler o Alcorão do Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, cuidaram de manter a cadeia de transmissores voltando ao Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, ensinaram os muçulmanos as regras de leitura do Alcorão ( tajweed). Graças à ajuda de Allah Todo-Poderoso e, em seguida, os esforços dos imãs da ummah muçulmana, ler o Alcorão e ensiná-lo tornou-se uma tradição ininterrupta que continuará até o desaparecimento da última Escritura na terra, pouco antes do Dia do Juízo.

Na literatura especializada, vários métodos de memorização do Alcorão são analisados, levando em consideração fatores psicológicos, fisiológicos, sociais e outros. O objetivo deste artigo não é considerar esses fatores, mas tornar mais fácil para os muçulmanos de língua russa memorizar o Alcorão em casa. Além disso, falaremos sobre o processo de memorização do Alcorão, e não sobre o ensino das sutilezas do tajwid, pois o trabalho dos órgãos da fala de cada pessoa é individual e requer correção por um professor experiente e especialista nas regras de ler o Alcorão.

Para a organização adequada do processo de memorização do Alcorão, que requer perseverança, paciência e constância, os estudiosos islâmicos desenvolveram um sistema de desenvolvimento da memória baseado na tradição muçulmana e na experiência secular de especialistas no Alcorão. Como você sabe, os companheiros do Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, memorizaram de cinco a dez versos e não começaram a memorizar os próximos versos até colocarem em prática o conhecimento adquirido. A fixação dos versículos memorizados na memória pode ser resumida da seguinte forma: 1 - repetição frequente de versos 2 - lendo de cor 3 - entender os significados semânticos dos versos 4 - familiarização com a interpretação dos versos (tafsir)

5 - cumprimento das instruções contidas nos versículos

De acordo com esta metodologia e tendo em conta os recursos disponíveis para os muçulmanos de língua russa, é aconselhável propor o seguinte processo de memorização e repetição do Alcorão:

1. Alfabeto árabe.

Deus Todo-Poderoso indica repetidamente no Alcorão que foi enviado em "árabe claro". Portanto, qualquer crente que queira aprender o Alcorão deve conhecer o alfabeto árabe e ser capaz de ler árabe. Conforme observado por especialistas, uma pessoa com capacidade média de aprendizado pode aprender as letras do alfabeto árabe em uma semana e aprender a ler em um mês. Em casa, recomendo aprender o alfabeto árabe usando os tutoriais em vídeo de Ilnur Sarbulatov, que são chamados de “alfabeto árabe do zero”

Quero enfatizar que muitos muçulmanos de língua russa cometem um erro grosseiro ao memorizar o Alcorão por transcrição (palavras árabes são escritas em cirílico ou latim). Isso é inaceitável, pois a leitura da transcrição viola a pronúncia do Alcorão e altera o significado de seus versos. Por exemplo, o árabe tem uma consoante dura [k] e uma consoante suave [k]. A palavra árabe “qalb” quando escrita com som consonantal forte [k] significa “coração”, e com som consonantal suave [k] significa “cachorro”. Agora imagine uma pessoa recitando os versículos que mencionam essas palavras, transcritas, dizendo a palavra “cachorro” ao invés da palavra “coração” e vice-versa! Portanto, exorto todos os irmãos crentes a fazer um esforço e aprender a ler em árabe, especialmente porque você sentirá a doçura especial da fé quando aprender versículos diretamente do Alcorão.

2. Memorizando os versículos do Alcorão

O principal método de memorização do Alcorão é a repetição frequente de seus versículos. Existem diferentes maneiras de memorizar, que dependem das características individuais da pessoa. Alguns crentes aprendem um versículo de cada vez, outros lêem cinco versículos de cada vez e depois os repetem, e ainda outros lêem uma página inteira primeiro e depois repetem. É necessário escolher o método mais fácil para uma pessoa. Eu recomendo aprender os versículos na seguinte ordem: 1. Escolha a sura que deseja aprender. Como regra, é melhor começar a aprender com suras curtas no final do Alcorão. 2. Ouça atentamente a leitura dos versículos selecionados.

Para isso, recomendo ouvir a gravação do “Sheikh dos leitores do Alcorão” de nosso tempo, Mahmoud Khalil al-Husari, que Allah tenha misericórdia dele, cuja leitura se distingue pela simplicidade, clareza de dicção e pronúncia correta. Além disso, há um registro especial do Alcorão que é guia de estudo para aqueles que começaram a memorizar o Livro de Allah.

3. Leia a tradução dos versículos a serem memorizados. Recomendo a tradução semântica feita pelo nosso estimado irmão Elmir Kuliev. 4. Familiarize-se com a interpretação dos versículos que estão sendo memorizados. Eu recomendo o tafsir de três volumes "Alívio do Magnânimo e Misericordioso" de Abdurrahman al-Saadi.

5. Depois de memorizar parte dos versos ou a sura inteira, volte para a entrada de Mahmoud Khalil al-Husari.

Na pausa entre os versículos ou dentro do versículo, tente ler de memória o fragmento memorizado do Alcorão. Por exemplo, 112 surata “al-Ikhlas = Purificação da fé”.

Vocês: Bismi-Llahi r-rahmani rrahim (pausa na gravação)


al-Husari: Bismi-Llahi r-rahmani rrahim
Vocês: kul huwa-llahu ahad (pausa na gravação)
al-Husari: kul huwa-llahu ahad
Vocês: Allahu ssamad (pausa na gravação)
al-Husari: Allahu Samad
Vocês: lam yalid wa lam yulyad (pausa na gravação)
al-Husari: lam yalid wa lam yulyad
Vocês: wa lam yakul-lahu kufuan ahad (pausa na gravação)
al-Husari: wa lam yakul-lahu kufuan ahad

Este método é muito útil e eficaz para fortalecer a memorização do Alcorão ( hifz). No estágio inicial, recomenda-se memorizar três ou quatro versos curtos diariamente e depois combinar tudo o que aprendeu, repetindo o fragmento aprendido muitas vezes. É importante finalmente corrigir os versículos memorizados e não começar a estudar um novo fragmento até que o anterior tenha sido memorizado. Com o tempo, recomenda-se aumentar a quantidade de texto memorizado até atingir numero maximo linhas que o aluno é capaz de memorizar de uma só vez.

3. Repetição dos versículos do Alcorão nas orações.

É necessário acumular gradualmente e repetir regularmente os versículos memorizados do Alcorão. Além de ler o Alcorão diariamente (mais sobre isso depois) forma efetivaé a leitura de versículos eruditos e suras em orações.
O notável estudioso e especialista em hadith Abu al-Hasan al-Sindi, em seu comentário sobre a coleção “Sunan al-Nasai”, escreve: “Às vezes o imã deve ler [em orações] o que o profeta leu, paz e bênçãos de Allah Todo-Poderoso esteja com ele, a fim de receber a graça ( quartel) dele, que a paz e as bênçãos de Allah Todo-Poderoso estejam sobre ele, lendo e revivendo sua Sunnah…” (Vol. 2, p. 170).

A este respeito, seria aconselhável chamar a atenção de um leitor respeitado para aqueles versículos e suras que o profeta, paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, lidos em cinco orações diárias, para que sigamos seu exemplo nisso (tomado do livro):

I. Oração do amanhecer ( fajr)

Duas sunnah rak'ahs antes da oração obrigatória do amanhecer:

1 rak'ah - "al-Baqarah" (nº 2), ayat 136
2 rak'ah - "Al Imran" (nº 3), versículo 64 ou "Al Imran" (nº 3), versículo 52

OU 1 rak'ah - "al-Kafirun" (Nº 109)

2 rak'ah - "al-Ikhlas" (Nº 112)

Duas rak'ahs da oração obrigatória do amanhecer ( fard):

Suras dissecadas longas ( tival al-mufassal) 1:1. “al-Waqia” (nº 56) e suratas semelhantes em ambas as rakás 2. “at-Tur” (nº 52) e suras semelhantes 3. “Kaf” (nº 50) e suratas semelhantes na primeira rakah Suras dissecadas curtas: 4. “at-Takwir” (Nº 81) 5. “al-Zalzala” (nº 99) em ambos os rakás Uma vez li no caminho: 6. na 1ª rakah - "al-Falyak" (nº 113), na 2ª rakah - "an-Nas" (nº 114) Às vezes ele recitava mais de 60 versos (em um ou ambos os rakahs): 7. Ar-Rum (Nº 30) oito." Ya Sin” (Nº 36) 9.”al-Muminun” (Nº 23) 10. "as-Saffat" (Nº 37) Às sextas-feiras eu leio (às vezes):

11. na 1ª rakah - "as-Sajda" (nº 32), na 2ª rakah - "al-Insan" (nº 76)

II. Oração do meio-dia ( zuhr)

A primeira e a segunda rak'ahs da oração obrigatória do meio-dia:

1. cerca de 30 versos iguais em comprimento à Sura as-Sajda (nº 32) 2. "al-Buruj" (nº 85), "at-Tariq" (nº 86) e suras semelhantes 3.” al-Layl” (nº 92) e suras semelhantes 4. “al-Inshiqaq” (nº 84) e suras semelhantes

5. na 1ª rak'ah - "al-A'la" (nº 87), na 2ª rak'ah - "al-Gashiya" (nº 88)

O terceiro e quarto rakats da oração obrigatória do meio-dia:

1. cerca de 15 versos iguais em comprimento à Sura as-Sajda (nº 32)
2. “al-Fatiha” (nº 1)

III. Oração da tarde ( 'asr)

A primeira e a segunda raká da oração obrigatória da noite:

Cerca de 15 versos iguais em comprimento à Sura as-Sajda (nº 32)

A terceira e quarta rak'ahs da oração da noite obrigatória são:

1. cerca de 7-8 versos iguais em comprimento à surata “as-Sajda” (nº 32)
2. “al-Fatiha” (nº 1)

4. oração do pôr do sol ( magreb)

A primeira e a segunda rakah da oração obrigatória do pôr do sol:

1. Suras dissecadas curtas 2. Uma vez eu li “at-Tin” (Nº 95) na 2ª rak'ah no caminho 3. Suras dissecadas médias e longas 4. "Muhammad" (Nº 47) 5. “at-Tur” (Nº 52) 6.” al-Mursalyat” (Nº 77) 7. "al-Araf" (nº 7) em ambas as rak'ahs

8. Al-Anfal (nº 8) em ambas as rak'ahs

Duas sunnah rak'ahs após a oração obrigatória do pôr do sol:

1 rak'ah - "al-Kafirun" (Nº 109)
2 rak'ah - "al-Ikhlas" (Nº 112)

V. Oração da noite ( 'isha)

A primeira e a segunda rakah da oração noturna obrigatória:

Suras dissecadas médias: 1. Ash-Shams (Nº 91) e suratas semelhantes 2. al-Inshikaq (Nº 84) 3. al-A'la (Nº 87) 4. al-Alaq (Nº 96) 5. al-layl (#92)

6. Uma vez eu li “at-Tin” (Nº 95) na 1ª rak'ah no caminho

Lendo suras semelhantes em significado em uma rak'ah:1. "ar-Rahman" (nº 55) e "an-Najm" (nº 53) 2. "al-Qamar" (nº 54) e "al-Hakka" (nº 69) 3. "at-Tur" (nº 52) e "az-Zariyyat" (nº 51) 4. "al-Waqia" (nº 56) e "al-Kalam" (nº 68) 5. “al-Maaarij” (nº 70) e “an-Naziat” (nº 79) 6. "al-Mutaffifin" (nº 83) e "Abasa" (nº 80) 7. "al-Muddassir" (nº 74) e "al-Muzzammil" (nº 73) 8. "al-Insan" (nº 76) e "al-Qiyama" (nº 75) 9. "an-Naba" (nº 78) e "al-Mursalat" (nº 77)

10. "ad-Dukhan" (nº 44) e "at-Takwir" (nº 81)

4. Repetição diária dos versículos do Alcorão

Em um dos hadiths autênticos, é relatado que o Alcorão deixa os corações daqueles que não prestam a devida atenção a ele, mais rápido do que uma camela é libertada de suas amarras. Portanto, é importante reservar um tempo para a repetição diária dos versículos memorizados do Alcorão. Um dos métodos de repetição do Alcorão está contido em um hadith relatado por Abu Dawud, Ahmad, at-Tahawi e outros especialistas em hadith.

Como as opiniões dos Muhaddiths sobre a autenticidade deste hadith diferiram devido a um transmissor (destacado em itálico), darei toda a cadeia de seus transmissores.

1) Fahd - Yusuf ibn Buhlul - Suleiman ibn Hayyan - Abdullah ibn Abdurrahman ibn Ya'la ibn Ka'b at-Taifi- Uthman ibn Abdullah ibn Aus ibn Hudhaifa - seu avô Aws ibn Hudhaifa (“Sharh Mushkil al-Asar” (Nº 1371, 1373) em-Tahawi).

2) Abu Khalid al-Ahmar (ou seja, Suleiman ibn Hayyan - aprox. D.H.) - – Usman ibn Abdullah ibn Aus – seu avô Aus ibn Khuzayfa (“Musnad” (nº 539) por Ibn Abu Sheiba)


3) Abdurrahman ibn Mahdi - Abdullah ibn Abdurrahman at-Taifi– Usman ibn Abdullah ibn Aus al-Saqafi – seu avô Aus ibn Khuzayfa (“Musnad” (nº 16166, 19021) do Imam Ahmad).
4) Abu Bakr ibn Abu Shayba - Abu Khalid al-Ahmar (ou seja, Suleiman ibn Hayyan - aprox. D.Kh.) - Abdullah ibn Abdurrahman ibn Ya'la at-Taifi– Usman ibn Abdullah ibn Aus – seu avô Aus ibn Khuzayfa (“Sunan” (Nº 1345) Ibn Maji)
5) Musaddad - Kurran ibn Tammam - (através de outra cadeia Abdullah ibn Said - Abu Khalid -) - Abdullah ibn Abdurrahman ibn Ya'la- Uthman ibn Abdullah ibn Aus - seu avô Aus ibn Khuzayfa
(“Sunan” (nº 1393) por Abu Dawud).

O hadith relata que quando Aus ibn Hudhaifa, que Allah esteja satisfeito com ele, veio ao profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, como parte de uma delegação da tribo Saqif, ele conversou com eles após uma oração noturna (‘ isha). Certa vez, o Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, chegou atrasado e chegou mais tarde do que o habitual, porque devido a certas circunstâncias ele não podia ler a parte do Alcorão que costumava ler todos os dias. Portanto, ele não quis sair dessa leitura e se demorou. Além disso, Aus ibn Hudhaifa disse: “Pedi aos companheiros do Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, sobre como eles dividem (lendo as suratas) do Alcorão em partes. Eles responderam: “Três, cinco, sete, nove, onze, treze e parte de todo o mufassal”.

Como observa o Sheikh al-Albani: “O isnad deste hadith é fraco por causa de Ibn Yali, também conhecido como at-Taifi, que foi chamado de narrador fraco por al-Dhahabi e [Ibn Hajar] al-Asqalani ... -Albani Eu também considero este hadith fraco. Todos os seus narradores são confiáveis, exceto Abdullah ibn Abdurrahman ibn Ya'l at-Taifi. Ele é um narrador fraco devido a uma (má) memória, como apontado pelos principais estudiosos de hadith. Ibn Abu Hatim narrou de seu pai (2/2/97): “Transmissor fraco de hadith”, an-Nasai disse: “Não muito forte (transmissor), anotou seu hadith”. Ibn Main diferiu em sua opinião sobre ele. Ele o descreveu com as seguintes palavras: “Fit”, “Fit with a stretch”, “Weak”. Quanto a al-Bukhari, ele o chamou de narrador muito fraco, como segue de suas palavras: "Ele tem dúvidas". Alguns estudiosos do hadith o consideraram confiável. No entanto, sua opinião sobre a confiabilidade desse transmissor não tem peso, pois contraria a classificação dos imãs mencionados, especialmente considerando que na ciência do hadith há uma regra: em caso de desacordo sobre a confiabilidade do narrador, a abdução ( jarra) tem prioridade sobre a confirmação ( ta'dil). Portanto, al-Dhahabi incluiu o nome desse narrador em sua coleção de Narradores Fracos de Hadith. (“Daif Abu Dawud”, nº 246).

Levando em conta a opinião daqueles estudiosos de hadith que consideraram este hadith fraco devido à presença de um narrador não confiável nele, no entanto, nada pode nos impedir de aceitar a adição que Abu Ja'far al-Tahawi cita em sua coleção do palavras do especialista em hadith Suleiman ibn Hayyan 2, uma vez que ele está na cadeia de transmissores após Abdullah ibn Abdurrahman ibn Yali at-Taifi.

Assim, citando o hadith acima mencionado, Abu Jafar at-Tahawi disse: “Abu Khalid, ou seja, Sulaiman ibn Hayyan, [disse:] “Nós olhamos para ele (ou seja, no rolo do Alcorão - aproximadamente D.H.), e [dividimos a leitura do Alcorão em partes como segue:] as três suras no início do Alcorão - "al-Bakara" (nº 2), "al-Imran" (nº 3) e "an-Nisa" (nº 4), [então] cinco (suras) - "al -Maida” (nº 5), “al-An'am” (nº 6), “al-A'raf” (nº 7), “al-Anfal” (nº 8) e “Baraa” ( No. 9), [então] sete (sur) - “Yunus” (No. 10), “ Hood” (No. 11), “Yusuf” (No. 12), “ar-Ra'd” (No. 13), “Ibrahim” (Nº 14), “al-Hijr” (Nº 15) e “an-Nahl” (Nº 16), [então] nove (suras) - “Banu Israil” (Nº 17) ), “al-Kahf” (Nº 18), “Maryam” (Nº 19), “Ta Ha” (Nº 20), “al-Anbiya” (Nº 21), “al-Hajj” (Não 22), “al-Muminun” (Nº 23), “an-Nur” (Nº 24) e “al-Furqan” (Nº 25), [então] onze (suras) - suras começando com as letras “Tá. Sin. [Mim]” (Nº 26-28), “al-Ankabut” (Nº 29), “ar-Rum” (Nº 30), “Lukman” (Nº 31), “al-Sajda” (Nº 32), “al-Ahzab” (Nº 33), “Saba” (Nº 34), “Fatyr” (Nº 35) e “Ya Sin” (Nº 36), [então] treze (suras) - “as-Saffat” (nº 37), “Jardim” (nº 38), “az-Zumar” (nº 39), suras começando com as letras “Ha. Mímico. [Ain. Sin. Kaf]” (Nºs 40-46), “Muhammad” (Nº 47), “al-Fath” (Nº 48) e “al-Hujurat” (Nº 49), [e depois todas as suras de] a parte “Mufassal” (n. 50-114). (“Sharh Mushkil al-Asar” (nº 1373) em-Tahawi, “Tafsir” de Ibn Kathir para a sura “Kaf”).

Assim, o ciclo de leitura do Alcorão de acordo com esta classificação é dividido em sete dias:

1 dia - “al-Fatiha” (nº 1), “al-Baqarah” (nº 2), “al-Imran” (nº 3) e “an-Nisa” (nº 4) Dia 2 - "al-Maida" (nº 5), "al-An'am" (nº 6), "al-A'raf" (nº 7), "al-Anfal" (nº 8) e "Baraa" (nº 9) Dia 3 - "Yunus" (Nº 10), "Hud" (Nº 11), "Yusuf" (Nº 12), "ar-Ra'd" (Nº 13), "Ibrahim" (Nº 14) ), "al-Hijr" (nº 15) e "an-Nakhl" (nº 16) Dia 4 - “Banu Israil” (Nº 17), “al-Kahf” (Nº 18), “Maryam” (Nº 19), “Ta Ha” (Nº 20), “al-Anbiya” (Não . 21), “al-Hajj” (Nº 22), “al-Muminun” (Nº 23), “an-Nur” (Nº 24) e “al-Furqan” (Nº 25) Dia 5 - suras começando com as letras “Ta. Sin. [Mim]” (Nº 26-28), “al-Ankabut” (Nº 29), “ar-Rum” (Nº 30), “Lukman” (Nº 31), “al-Sajda” (Nº 32), “al-Ahzab” (nº 33), “Saba” (nº 34), “Fatyr” (nº 35) e “Ya Sin” (nº 36) Dia 6 - “as-Saffat” (nº 37), “Jardim” (nº 38), “az-Zumar” (nº 39), suras começando com as letras “Ha. Mímico. [Ain. Sin. Qaf]” (Nºs 40-46), “Muhammad” (Nº 47), “al-Fath” (Nº 48) e “al-Khujurat” (Nº 49)

Dia 7 - todas as suratas da parte “mufassal” (nºs 50-114).

Em conclusão, deve-se notar que o estudo do Alcorão é um modo de vida especial, alcançado seguindo os mandamentos do Alcorão, observando a moralidade muçulmana, auto-aperfeiçoamento espiritual constante e repetição regular de suras aprendidas. Nos hadiths do profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, é explicado que os especialistas do Alcorão são "o povo de Allah e Seus escravos especiais". E no versículo do Alcorão, que é conhecido como o "verso dos recitadores", diz-se que aqueles que lêem o Alcorão e guardam seus mandamentos receberão sua recompensa completa e um acréscimo adicional: " Em verdade, aqueles que lêem o Livro de Allah rezam e gastam do que lhes concedemos, secreta e abertamente, esperando um acordo que não seja mal sucedido, para que Ele os recompense integralmente e até adicione de Sua graça. Em verdade, Ele é o Perdoador, a Gratidão” (Surata 35 “Fatir = Criador”, versos 29-30).

1Mufassal é o nome comum para todas as suras do Alcorão, a partir da 50ª sura "Kaf" e até o final do Alcorão

As duas classificações mais comuns de suras da seção al-mufassal são:

Suras longas dissecadas (tival al-mufassal) - suras de "Kaf" (nº 50) a "al-Hadid" (nº 57) Suras dissecadas no meio (ausat al-mufassal) - suras de "al-Hadid" (nº 57) a "at-Takwir" (nº 81)

Suras dissecadas curtas (kisar al-mufassal) - suras de “at-Takwir” (nº 81) até o fim

Suras longas dissecadas (tival al-mufassal) - suras de "Kaf" (nº 50) a "An-Naba" (nº 78) Suras dissecadas no meio (ausat al-mufassal) - suras de "an-Naba" (nº 78) a "ad-Duha" (nº 93)

Suras dissecadas curtas (kisar al-mufassal) - suras “ad-Duha” (nº 93) até o fim

2Abu Khalid al-Ahmar Sulayman ibn Hayyan al-Azdi al-Kufi era um Imam, hafiz do Alcorão e um estudioso de hadith. Ele nasceu em Jurjan em 114 AH. Ele transmitiu hadiths de Hisham ibn Urva, Leys ibn Abu Salim, Abu Malik al-Ashjai e outros estudiosos, e dele os hadiths foram transmitidos pelos Imams Ahmad ibn Hanbal, Abu Bakr ibn Abu Shayba, Ishaq ibn Rakhawayh e outros especialistas em religião. Todos os estudiosos do hadith o descreveram como um narrador verdadeiro e confiável. Ele morreu em 189 AH. Ele foi um dos estudiosos de hadith. Ele evitou kalam, disputas e julgamentos baseados na opinião pessoal (rayy). (Para mais detalhes, veja sua biografia em “al-Sikat” (6/395), “Tahdhib al-Kamal” (3/271-272), “Tabaqat ulama al-hadith” 1/398-399).

Aprender a ler o Alcorão consiste em 4 regras básicas:

  1. Aprender o alfabeto (o alfabeto em árabe é chamado de "Alif wa ba").
  2. Treinamento de redação.
  3. Gramática (tajwid).
  4. Lendo.

Você pode pensar imediatamente que isso é fácil. No entanto, todas essas etapas são divididas em vários subparágrafos. O ponto principal é que você precisa aprender a escrever corretamente. Isso mesmo, não certo! Se você não aprender a escrever, não poderá passar a aprender gramática e leitura.

Mais 2 pontos muito importantes: o primeiro é que por esse método você só aprenderá a ler e escrever em árabe, mas não a traduzir. Para se aprofundar nessa língua, você pode ir a um país árabe e já lá roer o granito da ciência. Em segundo lugar, você precisa decidir imediatamente qual Alcorão você estudará, pois há diferenças neles. A maioria dos antigos mentores ensinam a partir do Alcorão, que é chamado de Ghazan.

Mas eu não aconselho você a fazer isso, porque então será difícil mudar para o Alcorão moderno. A fonte é muito diferente em todos os lugares, mas o significado do texto é o mesmo. Naturalmente, “Gazan” é mais fácil de aprender a ler, mas é melhor começar a aprender com uma fonte moderna. Se você não entender bem a diferença, veja a imagem abaixo, é assim que a fonte no Alcorão deve se parecer:

Como estudar o alcorão

Eu acho que se você quer aprender a ler o Alcorão, então você já o comprou. Agora podemos passar para o alfabeto. Nesta fase, aconselho você a começar um caderno e lembrar da escola. Todas as letras devem ser impressas separadamente em um caderno 100 vezes.O alfabeto árabe não é mais complicado que o russo. Em primeiro lugar, existem apenas 28 letras e, em segundo lugar, existem apenas 2 vogais: “he” e “alif”.

Mas também pode dificultar a compreensão dessa linguagem. Porque além das letras, também existem sons: “un”, “u”, “i”, “a”. Além disso, quase todas as letras (exceto "wow", "zey", "rei", "zal", "dal", "alif") no final, no meio e no início da palavra são escritas de maneira diferente. A maioria também tem problemas com o que precisa ser lido da direita para a esquerda. Afinal, eles lêem da esquerda para a direita. Mas em árabe é o contrário.

Também pode causar transtornos por escrito. O principal é que o viés na caligrafia deve ser da direita para a esquerda, e não vice-versa. Você pode se acostumar com isso por um longo tempo, mas depois de um tempo você levará tudo ao automatismo. Agora o UchiEto mostrará o alfabeto árabe (as caixas amarelas destacam as grafias das letras dependendo de sua localização na palavra):

Como estudar o alcorão

Primeiro, é importante que você escreva o máximo possível. Você precisa colocar as mãos nisso, pois agora está construindo a base do seu aprendizado. Em um mês é bem possível aprender o alfabeto, conhecer as opções de ortografia e aprender a escrever. Se você estiver interessado, você se reunirá em meio mês.

Depois de aprender o alfabeto e aprender a escrever, você pode passar para a gramática. Em árabe, é chamado de "tajwid". Você pode compreender a gramática diretamente durante a leitura. Apenas uma pequena nuance - no Alcorão, o começo não é onde todos estão acostumados. O início está no final do livro, mas é melhor começar com a primeira sura do Alcorão chamada Al-Fatiha.

Tag: Como dizer árabe, livro de frases em árabe, fatos interessantes, koran-tadghvid-po-arabski

Não faz muito tempo, um muçulmano veio até mim com uma pergunta:

Aconselhei-o a comprar meu curso on-line de leitura e escrita árabe de 3 horas completo com 2 horas de sutilezas fonéticas, que ele fez no mesmo dia. Exatamente três dias se passam, ele me escreve no Viber:

Bem, eu acho: provavelmente, a pessoa já conhecia o alfabeto, agora ele apenas resumiu o material, e deu certo para ele. Acho que deixe-me perguntar de novo. Pergunto se ele aprendeu a ler antes, ele diz que não, é a primeira vez. Eu começo a fazer perguntas e descubro que ele realmente, estudando minhas aulas do zero, começou a ler o Alcorão em 3 dias!!!

Fiquei extremamente surpreso, pois, em média, as pessoas levam de um mês a um mês e meio para estudar de forma independente todo o material do curso. Posso perguntar quanto tempo por dia você malha?

Ele me responde: Bem, cerca de 5, 6 horas por dia e imediatamente li o Alcorão, assisti as aulas e li. Eu fiz isso ao mesmo tempo e me lembro de tudo. Agora eu leio livremente, só devagar até agora. Mas posso ler sem problemas. Alhamdulillah. Eu fiz um dua para Allah para que Ele tornasse mais fácil para mim estudar e deu tudo certo, Alhamdulillah. Eu li para meus irmãos mais experientes, e eles ficaram surpresos que em 3 dias eu aprendi a ler o Alcorão!

Então pedi que ele contasse sua história, porque será muito útil para aquelas pessoas que vão se dedicar ao estudo do árabe há anos, mas a aparente complexidade do assunto os para no limiar ...

“Meu nome é Abdul Malik, tenho 36 anos. Toda a minha vida olhei para as escrituras árabes como se fossem chinesas), pensei que isso estava além do meu poder. Meus avós têm mais de 80 anos, cerca de 5 anos atrás eles aprenderam a ler o Alcorão em árabe e isso foi uma notícia incrível para mim. Eu pensei como nessa idade você pode aprender esses hieróglifos?! Naquele momento, eles me disseram que eu também deveria aprender e que era muito simples. Mas não acreditei e continuei a pensar que não conseguiria. Outros cinco anos se passaram, e então minha própria mãe, com mais de 60 anos, também aprendeu a ler o Alcorão em um mês, e então eu já estava chocado com o sucesso deles. Mamãe me disse que vamos aprender que é fácil. No final, decidi tentar encontrar tutoriais em vídeo na Internet. Durante 3 dias estudei cuidadosamente essas lições e imediatamente as apliquei na prática. Na verdade, eu entendi o que meus velhos me disseram cinco anos atrás. Tudo é muito simples e claro. Tudo o que é necessário é memorizar o alfabeto e, literalmente, mais 4 truques muito simples à medida que você começa a ler de uma maneira incrível. Faz três dias que comecei a aprender a ler árabe e já estou lendo o Alcorão Alhamdulillah. Em geral, irmãos e irmãs, a moral desta história é que você só precisa começar e inshaAllah tudo acontecerá por si mesmo!”

Como estudar o alcorão

De mim mesmo acrescentarei que a língua árabe, a língua da Última Mensagem, tem uma incrível propriedade mística a ser revelada àqueles que realmente procuram o Conhecimento.

A lógica interna dessa linguagem é marcante em sua harmonia.

Portanto, se você tem desejo e medo, dê o primeiro passo - e talvez um milagre o espere.

Últimos posts do blog:

Hoje, 25 de dezembro, temos um feriado oficial no Egito em homenagem ao Natal católico. Escolas e muitas instituições estatais estão fechadas, há iluminações festivas nas ruas… Não era assim em 2003, quando cheguei aqui…