Como estudar a bíblia james braga pdf

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James BragaComo Estudar a Bíblia1989R$ 10,00ev57285600-3242g
Livro em médio estado, brochura 21x14 cm, 152 páginas, capa e lombada gasta, bordas amarelando, com nome do antigo dono e rasura na folha de rosto que não atrapalha a leitura.

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Introduo as Sagradas Escrituras

Introduo Sagrada Escritura

A PALAVRA DE DEUS: Bblia

O que a Bblia?A Bblia pode ser descrita como a coleo de escritos que a Igreja tem reconhecido como inspirado; frequentemente essa coleo tambm chamada de Escrituras, Sagradas Escrituras, os Livros Sagrados e, especialmente, o Testamento.

A Bblia uma biblioteca, ou melhor ainda, a literatura de um povo, o povo escolhido, o povo de Deus. Ela est dividida em duas partes: AT e NT. Na primeira parte h 46 livros, enquanto na outra 27, totalizando 73 livros.

Ler at o versiculo 4, explicar inicio, existencia e subsistencia e encarnao2

O Cnon da Bblia CatlicaAntigo TestamentoPentateuco (Gnese, xodo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio) Histricos (Josu, Juzes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crnicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus)Poticos e Sapienciais (J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes, Cntico dos Cnticos, Sabedoria de Salomo, Eclesistico)Profticos (Isaas, Jeremias, Lamentaes, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Ams, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias)

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O Cnon da Bblia CatlicaNovo Testamento

Evangelho (Mateus, Marcos, Lucas, Joo)Atos dos ApstolosCartas Paulinas (Romanos, 1 e 2 Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonissenses, 1 e 2 Timteo, Tito, Filmon)HebreusCartas Catlicas (Tiago, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 Joo, Judas)Apocalipse

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O que CnonH para o termo Cnon um duplo significado, o primeiro e fundamental quer dizer: metro, norma, regra. Deste modo, dentro da Tradio crist, nos primeiros trs sculos, o termo significava a magnfica e sublime regra da tradio, segundo o qual o cristo deve viver; tambm poderia ser dito regra da f ou regra da verdade.

No comeo do sculo IV, ao uso geral foi acrescentado outro complementar, precisamente o de elenco normativo dos livros inspirados. Desde ento, os escritos sob a inspirao do Esprito Santo so chamados de livros cannicos, porque so reconhecidos como tais pela Igreja e proposto aos crentes como norma de f e de vida.

Por que esse livro canonico e este no? Pq um representa a igreja e o outro no. 5

Formao de Uma conscincia CannicaA Sagrada Escritura nasceu no contexto de uma comunidade humana, entretanto, sob a guia do Esprito Santo. E essa comunidade que em dado momento posterior, sob a mesma ao do Esprito Santo, reconhecer essa escritura como cannica e normativa.

Podemos verificar o nascimento de uma conscincia cannica dentro da prpria escritura, isto , podemos ao ler a Bblia encontrar uma convico segundo a qual determinados escritos so normativos para a f e a vida da comunidade.

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Conscincia Cannica no ATO primeiro estgio em que podemos perceber essa conscincia de que a Escritura normativa encontrado em Ex 24, 1-8. Moises recebe as palavras do Senhor e as pe por escrito. A seguir toma o livro da Aliana e o l em pblico ao povo no contexto litrgico de um sacrifcio de aliana. (Dt 31, 9-13).

A lei de Deus, que chega ao povo mediante Moises, sagrada e normativa para o povo. De fato, h uma autonomia dessa lei escrita, a qual j no depende diretamente de Moiss, mas dela mesma, pois continua vigente aps a morte do legislador.

Is 30, 8-9 ~ Jr 51, 59-64 ~ Jr 3, 1-3 ~ Js 1, 6-9 ~ Ne 8, 1-3.8

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Conscincia Cannica no NTTambm no que se refere ao NT pode-se descobrir alguns detalhes que nos esclarecem sobre o nascimento e desenvolvimento de uma conscincia que vai progressivamente descobrindo esses escritos como normativos ou cannicos.

Em todos os escritos do NT aprece como aceita e normativa a Sagrada Escritura herdada do mundo judeu, o AT.

De modo geral, os escritos no tem outra finalidade seno a de tornar possvel a f em Jesus, o Messias, e com ela poder participar da vida que ele oferece.

Lc 1,1-4 ~ Jo 20, 30-31 ~ 2Pd 3, 14-16 ~ Ap 22, 18-19

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Conscincia Cannica a) A Conscincia de uma literatura normativa na comunidade em que nasceu a Bblia e que a aceitou como Sagrada Escritura aparece como muito antiga.

b) Em determinado momentos, essa conscincia de estar diante de uma literatura normativa se torna mais aguda, especialmente quando se trata da Lei. E tais fatos sucedem normalmente em momentos de reforma, de crise.

c) A conscincia normativa de uma literatura normativa se acentua nos momentos em que a identidade religiosa da comunidade est em perigo.

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Conscincia Cannica d) As comunidades (judaicas ou crist) reage afirmando sua identidade com as tradies originais, que considera procedentes de Deus, e tomando como ponto de referencia uma escritura ou uma tradio oral.

e) Deste modo, a conscincia cannica no pressupe, em principio, nenhuma nova escritura. Buscando, pois, os documentos mais antigos, que se harmoniza com a autentica tradio do fundador da comunidade.

f) O aparecimento de uma literatura cannica parece provir da confrontao entre essa mesma comunidade e os escritos em que ela v refletida tais tradies.

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Histria do Cnon da Bblia

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Livros ApcrifosSo aqueles livros antigos que, querendo deliberada e falsamente passar uma imagem de "inspirado" para o leitor, foram formalmente contestados, afastados e rejeitados pela Igreja Catlica. Podem tambm conter fatos, citaes e concluses reais, mas no so dignos de figurar no cnon da Bblia por conterem fantasias, erros doutrinrios, heresias, entre outras coisas condenveis pela F Crist, oriundas da limitaes humanas e erros doutrinrios e morais professados por seus respectivos autores. So muitos esses livros.

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Livros ApcrifosEsses livros no possuem qualquer valor doutrinrio, podendo, no mximo, esclarecer alguns aspectos histricos da poca em que foram escritos ou refletir as idias defendidas pelos grupos contrrio a ortodoxia.

ANTIGO TESTAMENTO: Apocalipse de Ado, Apocalipse, de Baruc, Apocalipse de Moiss, Apocalipse de Sidrac, As Trs Estelas de Seth, Ascenso de Isaas, Assuno de Moiss, Caverna dos Tesouros, Epstola de Aristas,Livro dos Jubileus, Martrio de Isaas, Orculos Sibilinos, Prece de Manasss, Primeiro Livro de Ado e Eva, Primeiro Livro de Enoque,Primeiro Livro de Esdras, Quarto Livro dos Macabeus, Revelao de Esdras, etc...

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Livros ApcrifosNOVO TESTAMENTO:A Hipostase dos Arcontes, (grafos Extra-Evangelhos), (grafos de Origens Diversas), Apocalipse da Virgem, Apocalipse de Joo o Telogo, Apocalipse de Paulo, Apocalipse de Pedro, Apocalipse de Tom, Atos de Andr, Atos de Andr e Mateus, Atos de Barnab, Atos de Filipe, Atos de Joo, Atos de Joo o Telogo, Atos de Paulo, Atos de Paulo e Tecla, Atos de Pedro, Atos de Pedro e Andr, Atos de Pedro e Paulo, Atos de Pedro e os Doze Apstolos, Atos de Tadeu, Atos de Tom, etc...

O apprifo de maior notoriedade o Evangelho de Tiago, tambm conhecido como A natividade de Maria assim como Os ditos de Tom.

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Diferenas Bblicas Depois do Concilio de Trento em meados sc. XVI, para distinguir os livros so acolhidos no Cnon dos Reformadores dos outros livros, introduziu a Igreja Catlica a terminologia ainda vigente: Protocannicos e Deuterocannicos, que faz pensar em livros que entraram no Cnon bblico num primeiro tempo e outros que entraram depois.

Antigos autores cristo usaram outras palavras: omologoumenoi (unanimemente aceitos); antilegomenoi (contrastado) ou amphiballomenoi (discutidos).

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Diferenas Bblicas J na traduo de So Jernimo para o latim, a Vulgata, por volta do ano 400 d.C., havia a presena de alguns livros, que no estavam no corpo cannico dos judeus definidos no sc. III. Entretanto, a Vulgata foi largamente difundida na Igreja Latina, acolhendo normalmente esses livros.

S com a reforma protestante, foi levantada a questo da adoo desses livros. Contudo, em 1546, no Conclio de Trento, a Igreja Catlica Romana deu uma resposta, declarando que os escritos, chamado de apcrifos pelos protestantes, eram to inspirados quanto os outros.

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Ouve, Israel: o Senhor nosso Deus o nico Senhor! Portanto, amars o Senhor teu Deus com todo o teu corao, com toda a tua alma e com toda a tua fora. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu corao. (Dt 6, 4-6)

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