Como comprovar que sou bolsista Prouni

Semestralmente, o Programa Universidade para Todos (Prouni) disponibiliza milhares de bolsas de estudo para estudantes de baixa renda ingressarem em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Os candidatos inscritos, selecionados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aprovados na entrevista de renda, depois de matriculados, devem fazer a renovação da bolsa todo semestre, até o final do curso.

O programa do governo existe para facilitar o acesso ao nível superior para pessoas de classes baixas, que não teriam como pagar a mensalidade de um curso de graduação. Nesse contexto, a política de renovação da bolsa de estudos do Prouni existe para garantir que a situação econômica do estudante permanece a mesma e garante que programa seja utilizado por quem realmente precisa.


Como funciona a renovação da bolsa do Prouni?

Assim como no processo de concessão da bolsa, que varia de faculdade para faculdade, a renovação da bolsa do Prouni pode acontecer com adaptações feitas pela instituição de ensino, para adequá-la ao calendário universitário e às condições próprias.

De forma geral, o estudante deve assinar um termo no qual ele atesta que a situação econômica declarada no momento da matrícula e que, caso suas condições mudem, ele avisará a faculdade. As instituições também têm total liberdade para solicitar documentos para comprovação de renda.

A renovação da bolsa do Prouni é obrigatória e deve ser feita todo semestre. Os prazos podem variar em cada IES, por isso é preciso ficar atento aos comunicados do setor de bolsas da universidade, ou da secretaria responsável por emitir esses comunicados. A não renovação da bolsa pode resultar na perda do benefício, portanto, fique atento aos prazos.

Veja também:
+Como usar a nota do Enem no Prouni
+Calendário Prouni 2021
+Teste: o que você sabe sobre o Prouni

Quais motivos podem fazer com que alguém perca a bolsa do Prouni?

Deixar de fazer a renovação da bolsa do Prouni não é o único fator que pode resultar na sua perda. Dentre os principais motivos que podem fazer com que alguém perca a bolsa do Prouni, estão:

  • Ser matriculado em outro curso de graduação ou ter um diploma de graduação;
  • Ultrapassar o prazo de validade da bolsa (equivalente ao dobro do período do curso);
  • Ser reprovado em mais de 25% das disciplinas do semestre;
  • Acumular mais de 25% em faltas;
  • Ter aumento da renda familiar de forma que o valor determinado pelo programa seja ultrapassado. 
Veja também:
+Prouni: quais motivos podem fazer você perder a sua bolsa de estudo?
+Bolsa Permanência Prouni: veja quem pode ter o benefício

Quem é bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

Os bolsistas parciais e integrais do Prouni podem trancar o curso por um período que pode variar em cada instituição. Nesse caso, além de trancar o curso também é necessário comparecer até o setor responsável pelas bolsas para fazer a suspensão do auxílio.

É preciso ter em mente, porém, que o período trancado será "descontado" do prazo do programa para concluir o curso. Em um curso com duração de cinco anos, por exemplo, com prazo de dez anos (o dobro do período regular da formação), o aluno que decidir trancar no segundo ano da faculdade por um ano, terá 8 anos restantes para finalizar a graduação. Do prazo total, ele terá utilizado um ano que cursou, mais o ano que o curso ficou trancado.

Veja também:
+O que significa trancar a faculdade?
+Será que devo trancar a faculdade?

Como conseguir bolsa de estudo sem ser pelo Prouni?

Quem não se enquadra nas regras do Prouni ou por algum outro motivo não consegue fazer parte do programa ainda tem outras possibilidades de cursar uma graduação com bolsa de estudos. 

Existem instituições de ensino que oferecem bolsas para os primeiros colocados de seus respectivos vestibulares, também conhecida como bolsa mérito. Algumas instituições também oferecem bolsas para quem possui um bom desempenho na prova do Enem. Também existem as bolsas atletas, voltadas para atletas profissionais. Todas essas possibilidades existem, mas não estão disponíveis em todas as faculdades. Por isso, entre em contato com a de seu interesse para saber como funciona o sistema de bolsas.

Uma outra alternativa para quem quer estudar com bolsa de estudo é por meio de iniciativas como o Quero Bolsa, que possui parceria com IES de todas as regiões do País e oferece descontos em todas as mensalidades de cursos de diferentes áreas. Para conhecer todas as bolsas disponíveis na plataforma, é só clicar no botão abaixo.

Encontrar bolsas de estudo

Tirou suas dúvidas sobre o Prouni? Aproveite e compartilhe este post com alguém que também precisa dessas informações!


O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo com 50 e 100% de desconto. É realizado duas vezes por ano com inscrições geralmente em janeiro e junho. A divulgação de resultados é em fevereiro e julho, quando já é possível consultar a situação da bolsa Prouni.

É feita a pré-seleção dos candidatos e a convocação para apresentar os documentos na faculdade. Há, também, uma segunda etapa quando as vagas não são preenchidas, e a lista de espera do Prouni. Por isso, o candidato precisa ficar atento.

Alguns perdem a vaga por dúvidas na hora de acompanhar os resultados, e foi pensando nisso que preparamos este artigo. Veja o passo a passo para conferir a situação da bolsa e descubra quais são os recursos que você encontra no site ou no aplicativo do programa!

Como consultar a situação da bolsa Prouni

As datas do cronograma do Prouni precisam ser seguidas pelos candidatos para que tenham direito à vaga. Mas é de responsabilidade de cada um deles consultar a situação da bolsa do Prouni para não deixar passar os prazos das chamadas e da apresentação dos documentos.

Todo o processo é realizado pela internet. Você pode fazer a consulta diretamente pelo site oficial do Prouni ou utilizando o aplicativo. Veja como acessar os resultados.

Acesse o site ou o aplicativo do Prouni

As inscrições para o programa só podem ser feitas pelo site oficial, mas na hora da consulta ao Prouni você também pode optar pelo aplicativo. Ele está disponível nas versões Android, iOS e Windows Phone.

Na página inicial, você terá acesso a dois modos de busca: “Ver Resultado” e “Lista de Selecionados”. Ambos permitem consultar a situação da bolsa Prouni, mas mostram as informações de uma forma diferente. Os passos a seguir são para a opção “Ver Resultado”.

Use o CPF ou o número da inscrição do Enem

Depois de acessar o site ou o aplicativo, insira seus dados para dar início à consulta. Use o número do seu CPF ou da inscrição do Enem. Por isso, você precisa guardar muito bem essa numeração assim que se inscrever.

Insira a senha cadastrada no primeiro acesso

Quando você fez sua inscrição precisou gerar uma senha, certo? É ela que você utilizará para consultar a situação da bolsa Prouni. Não anotou? Não se preocupe, nessa página de login tem a opção de recuperar os dados. Eles serão enviados para o e-mail que você cadastrou.

Depois de preencher os campos, não se esqueça de selecionar o quadradinho de captcha para que o sistema libere o acesso, confirmando que você não é um robô.

Opção lista de selecionados

Lembra que falamos que você também pode escolher a busca “Lista de Selecionados”? Caso queira fazer a consulta por ali, basta preencher os campos com o nome da instituição, o local de oferta da bolsa, o curso desejado, a turma, o tipo de bolsa e se primeira ou segunda chamada. Você verá os nomes dos pré-selecionados.

O que você pode fazer ao acessar o cadastro

A consulta segue o mesmo passo a passo no primeiro semestre e no Prouni do meio do ano. Mas como interpretar os resultados e as informações que você tiver acesso? E o que mais pode ser feito no site e no aplicativo do programa? Descubra!

Conferir os resultados

Se você fizer a consulta pela lista, automaticamente vai ver se o seu nome está ali e se conseguiu seguir para a próxima etapa. Já no outro modo, é preciso interpretar as informações que aparecem na tela.

Depois de colocar os seus dados e seguir para a próxima tela, poderá visualizar os dois cursos que escolheu. Para conferir cada um deles, clique em “Detalhar Resultado”. O sistema vai encaminhar para a lista dos candidatos que também escolheram esse curso.

Você vai ver o nome deles, a nota obtida no Enem e algumas bolinhas que podem estar na cor verde, cinza ou vermelha:

  • bolinha verde: o candidato foi pré-selecionado;
  • bolinha vermelha: o candidato não foi selecionado;
  • bolinha cinza: o candidato foi selecionado em outro curso.

Caso você seja selecionado, deverá comparecer à faculdade apresentando os documentos. Depois, poderá fazer a consulta pelo site ou pelo aplicativo para saber se foi aprovado. Agora, as bolinhas serão substituídas pela seguinte legenda:

  • quadrado verde: o candidato foi aprovado na comprovação das informações;
  • quadrado vermelho com X: o candidato foi reprovado na comprovação de informações;
  • bolinha preta: a inscrição foi classificada como inválida.

Acompanhar o andamento da lista de espera

Caso você não seja pré-selecionado, pode usar o site ou o aplicativo para manifestar seu interesse pela lista de espera. Se as vagas não forem preenchidas na primeira e segunda chamadas, ainda tem uma chance.

Consultar a nota de corte

A nota de corte do Prouni é a pontuação mínima que você precisa alcançar para conseguir a bolsa em um curso específico. Pelo site ou pelo aplicativo você pode consultar essa nota durante o período das inscrições, para ver se está de acordo com a sua pontuação.

Modificar as opções de curso

Caso você não alcance a nota de corte de um curso, ou mude de ideia quanto à faculdade que deseja, pode modificar as suas opções. Não existe limite para fazer essa alteração e isso aumenta suas chances de conquistar uma vaga.

Confirmar seus dados

Não se esqueça de que todo o processo é feito pela internet, então, seus dados devem estar devidamente atualizados. Pelo site ou pelo aplicativo é possível fazer essas atualizações. Lembrando que as informações fornecidas serão verificadas, se você for pré-selecionado.

Ainda em dúvida sobre como acessar o sistema e consultar o status do Prouni? Então, confira no vídeo a seguir como isso tudo é feito na prática!

Muitos candidatos não conseguem aprovação no Prouni, porque ele é muito disputado. Mesmo com a lista de espera e as vagas remanescentes, é um programa concorrido que faz muitas exigências e ainda tem a nota de corte. Mas não se preocupe, porque existem outras opções para ingressar no ensino superior.

Além do Prouni, crédito estudantil, FIES ou bolsa privada podem ser a solução em seu caso. Os valores de desconto são variados e muitos podem ser negociados diretamente com a faculdade. As instituições parceiras do Vestibulares oferecem diversas facilidades para os seus alunos.

São bolsas e descontos que você pode conseguir sem fazer o Enem ou processos seletivos. Além disso, alguns não têm nem mesmo pré-requisitos, para facilitar ainda mais o acesso ao diploma de graduação.

Com essas informações, ficou fácil consultar a situação da bolsa do Prouni, não é mesmo? Mas não se esqueça de que essa não é a sua única opção para entrar na faculdade. Então, aproveite as outras oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino!

Faça a sua inscrição para o vestibular e aumente suas chances de conquistar uma vaga. Assim pode fazer a sua graduação pagando pouco por ela!

Última postagem

Tag